A Justiça Federal no Ceará decidiu anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram antecipadas por um colégio de Fortaleza. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (31) e é válida para todo o Brasil. Cabe recurso.
De acordo com a Justiça Federal, a anulação das 13 questões foi uma resposta à ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que havia pedido a anulação total das provas do Enem ou pelo menos a anulação parcial das questões envolvidas na polêmica.
Foram anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, da prova amarela do 1º dia, além das questões 113, 141, 154, 173 e 180, da prova amarela do 2º dia.
A decisão foi em resposta a Ação Civil Pública pelo contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que pediu anulação total das provas Enem 2011, realizadas nos dias 22 e 23 de outubro do corrente ano, ou, como alternativa, anulação parcial no que diz respeito às
Outro lado
O MEC considera a decisão excessiva e desproporcional e informou que vai recorrer. O Ministério ainda afirmou que a decisão é injusta e que vai lutar para que ela não se mantenha.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Estudantes protestam contra possível fraude no Enem
Vários estudantes de várias escolas de Fortaleza se reuniram na tarde desta sexta-feira (28), na Praça da Imprensa, para protestar contra as possíveis fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também o atual momento da Educação no Brasil.
Um dos principais alvos do protesto foi o ministro da Educação, Fernando Haddad. Também não faltaram críticas à organização do Enem.
Os alunos estavam revoltados com o vazamento de 14 questões da prova - a informação da possível fraude foi divulgada no Facebook, no começo desta semana. Desde então vários fatos foram desencadeados, como a anulação do Enem para 639 alunos do Colégio Christus e caso de xenofobia nas redes socias contra os nordestinos.
Confira imagens do protesto dos estudantes de Fortaleza
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
MPF-CE entra com ação na Justiça para anular questões ou todo o Enem
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou na tarde desta quinta-feira (27) com uma ação civil pública que pede a anulação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, ou então solicitando a anulação de 14 questões iguais às do exame divulgadas em material do colégio Christus, de Fortaleza, dias antes da prova realizada no último fim de semana. Na ação, o procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu ainda a suspensão da medida do Ministério da Educação (MEC) que anula o Enem para 639 alunos do colégio Christus. A ação civil pública foi protocolada no fim desta tarde na Justiça Federal no Ceará.
“Esses 639 competem igualmente com candidatos de todo o país, independente da base territorial. Essas seriam as formas de manter a isonomia entre todos os alunos do Brasil”, diz o procurador.
Para Oscar Costa Filho, “querem resolver de forma local um problema nacional”. “Essa decisão [de anular as provas dos estudantes do Chritus] não podia ser pior. É uma decisão que reconhece a quebra de isonomia e aumenta ainda mais a gravidade da isonomia”, avalia o procurador.
Segundo Oscar Costa Filho, o “vício” está na prova do Enem, e não nos alunos da escola de Fortaleza. “Há alunos da escola que não tiveram acesso ao material. E também alunos de outras escolas que compartilharam das questões iguais às do Enem.”
Ainda conforme o procurador, o diretor da escola Christus teria informado que alunos de cursinho da escola também tiveram acesso ao material com as questões do Enem.
Costa Filho diz também que a escola não tem controle de quantos e quais alunos dos cursinhos fizeram uso das cartilhas com questões semelhantes às do Exame Nacional do Ensino Médio.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
ENEM pode ser anulado por culpa do Colégio Christus de Fortaleza
Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram ao G1 terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.
O jovem, que prefere não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem. “Não tive tempo de ver esse material antes da prova, mas quando saí do Enem vi alunos do Christus dizendo que havia questões idênticas no material”, conta.
Questões do Enem contidas na apostila distribuída a estudantes
Prova do Enem
Questão nº
Ciências Humanas (prova azul)
20 - 36
Ciências da natureza (prova azul)
49 - 50 - 56 70 - 87
Linguagens (prova amarela)
113
Matemática (prova amarela)
154 - 180
Questão similar (prova amarela)
32
O diretor da escola, Davi Rocha, afirmou que ainda não examinou o material impresso com as questões semelhantes à prova do Enem. "Ainda não sei se esse material é realmente nosso, mas, se for, vamos esclarecer tudo."
O diretor disse que vai examinar o material na manhã de quarta-feira (26) e diz acreditar que, se há questões iguais, elas são antigas e constam de banco de dados do colégio. Fundada em 1951, o Christus é uma das escolas particulares mais tradicionais de Fortaleza e tem 10 unidades na capital cearense.
Em seu perfil no Facebook, a escola postou que ''uma instituição de ensino que tenha profundo conhecimento da TRI - Teoria da Resposta ao Item - e possua vasto banco de questões fornecidas por professores, por ex-alunos e pela conversão de questões do estilo clássico para o estilo Enem poderá ter boa margem de acertos nas avaliações do Enem''.
Segundo o diretor, os colaboradores pesquisam provas de vestibulares de todo o país, então seria possível que questões tenham conteúdo semelhante. "Mas primeiro tenho de examinar o material, saber se realmente é nosso, se realmente as questões não estão no nosso banco", afirmou Rocha.
MEC aciona Polícia Federal
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou ao G1: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organizou o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova, a prova foi serena".
Ainda afirma o MEC: "Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação e o Inep, por volta de 7h, dado o grande movimento que circulou na rede social a partir dos estudantes de Fortaleza, acionou a Polícia Federal para investigar as origens da informações". Segundo o Inep, 639 estudantes do Colégio Christus fizeram a prova do Enem.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Etufor reforça frota de ônibus neste final de semana
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota de coletivos neste final de semana para atender à demanda com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). No total, além dos ônibus que já costumam circular aos sábados e domingos, 80 veículos extras farão o deslocamento da população. Para cada dia serão disponibilizados 40 veículos, que estarão distribuídos pelos terminais de integração de maior demanda.
Além do acréscimo da frota, agentes da Etufor acompanharão a operação dos coletivos em tempo real diretamente das centrais de monitoramento localizadas nos próprios terminais. Esse acompanhamento permitirá melhor organização da circulação e distribuição dos ônibus.
A Etufor ressalta que no domingo (23), vigora a tarifa social, que reduz o preço da passagem para R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia).
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
MEC altera local de prova de mais de 4 mil inscritos no Enem
O Ministério da Educação informou nesta quarta-feira (19) que 4.606 candidatos inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram seus locais de prova alterados. Eles terão de fazer a prova neste fim de semana em escolas diferentes das informadas em seus cartões de confirmação.
Mais cedo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, informou que dez locais de provas teriam de ser mudados. No total, são 14 mil pontos de aplicação do exame.
De acordo com o MEC, os estudantes foram informados da mudança por telefone, e-mail ou SMS.
Confira as cidades onde houve mudanças
Cidade Número de alunos
Manaus (AM)------------ 1.456
Rio de Janeiro (RJ)------ 1.120
Paranóa (DF)------ 512
Fortaleza (CE)---------492
Humaitá (AM)----------- 388
Além Paraíba (MG)-------- 334
Cametá (PA)------------- 224
São Gonçalo do Amarante (CE)---------80
Total: 4.606 candidatos
Além do Rio de Janeiro, onde 1.027 estudantes que estavam alocados no prédio da reitoria da Unirio foram realocados para outro prédio, na mesma universidade, 160 metros adiante, em outras sete cidades o Inep precisou realocar estudantes.
No estado do Amazonas, três escolas de Manaus que iriam receber as provas foram destelhadas pelas chuvas e os estudantes foram remanejados. Em Humaitá, também por causa das chuvas, os estudantes que fariam a prova em uma escola vão fazer em outro local.
Em Minas Gerais, um local de prova na cidade de Além Paraíba foi mudado em função do barulho de um festival de motociclismo que será realizado próximo à escola, que poderia atrapalhar os estudantes concentrados para a prova.
Em Cametá, no Pará, a festa do padroeiro da cidade, também forçou a transferência de um local de prova.
No Paranoá, no Distrito Federal, estudantes que estavam alocados em uma escola da zona rural foram transferidos para o centro da cidade em função de dificuldades com o transporte público.
No Ceará, candidatos de duas salas em Fortaleza foram transferidos em função das condições da escola. Em São Gonçalo do Amarante, os estudantes foram remanejados em função de interdição das salas originais.
sábado, 15 de outubro de 2011
Polícia consegue prender assaltante após ataque a casal
Um adolescente foi preso no final da tarde deste sábado (15) após assaltar um casal no bairro Água Fria. O menor havia praticado a ação junto a outros dois acusados, que conseguiram escapar do cerco do Ronda do Quarteirão.
Logo que sofreram o assalto, as vítimas acionaram o Ronda que, em perseguição, conseguiu encontrar um dos acusados na comunidade de São Gerardo e recuperar alguns dos bens que foram levados.
De acordo com um dos soldados do Ronda do Quarteirão da área, houve resistência dos familiares do acusado durante a prisão do adolescente. O menor foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
sábado, 8 de outubro de 2011
NORTH SHOPPING: Bandidos assaltam joalheria
Um homem foi preso em flagrante, ontem pela manhã, momentos depois de ter assaltado uma ótica e joalheria recém-inaugurada no primeiro piso do North Shopping, na Avenida Bezerra de Menezes, bairro São Gerardo. Por volta das 9h30, no momento em que chegava para trabalhar, uma funcionária foi rendida por dois homens, um deles armado com uma pistola de calibre 380ACP.
Os demais o funcionários também foram feitos reféns e a dupla recolheu uma grande quantidade de joias da vitrine e de bandejas dentro da loja. Um dos assaltantes utilizou uma mochila preta para esconder as peças e um notebook roubados.
Tiroteio
Na fuga, os bandidos trocaram tiros com seguranças do shopping e vigilantes de uma empresa de transporte de valores que, coincidentemente, estavam no local. Durante o tiroteio, um dos assaltantes acabou preso. Ele foi identificado como Francisco Valmir de Moura, conhecido como ´Valmir Cabeção´, de 28 anos. Com Valmir, foi apreendida a mochila com o notebook e mais de R$40 mil em joias roubadas do estabelecimento.
FONTE: Diário do Nordeste
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
MEC põe no ar site com tira-dúvidas do Enem 2011.
O Ministério da Educação colocou no ar nesta quinta-feira (5), no site do Inep, na internet, uma página com “tira-dúvidas” e outros serviços para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem 2011). As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 deste mês.
A página traz informações sobre os locais de prova, como imprimir o cartão de confirmação necessário para todo o processo do Enem, dicas sobre o que pode e o que não pode levar no dia da prova além de outras orientações para os estudantes.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012.
O Enem será realizado em 1.599 municípios de todo o Brasil. Ao todo foram inscritos 5.366.780 candidatos. Os organizadores recomendam que os estudantes cheguem até meio-dia ao local de prova.
Os portões de acesso serão fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília.
O MEC também preparou um manual para os candidatos que esqueram a senha de cadastro do Enem.
Eles está disponível no site do ministério, em formato pdf.
Acesse o tira-dúvidas do Enem 2011 (link para o site do exame)
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Greve não afeta distribuição de provas e cartões do Enem, diz Correios
Os Correios divulgaram nesta quarta-feira (5) uma nota de esclarecimento para garantir que não haverá problemas na distribuição dos cartões de confirmação dos mais de 5,3 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011).
Segundo a empresa, a greve dos funcionários dos Correios, iniciada no dia 14 de setembro, não prejudicará a entrega dos cartões porque foi desenvolvida uma operação especial para o Enem.
De qualquer forma, os estudantes podem imprimir o cartão de confirmação e ver o local de prova no site do Enem.
As provas marcadas para os dias 22 e 23 deste mês também serão distribuídas normalmente, segundo os Correios, responsável por esta distribuição.
Veja a íntegra da nota:
Os Correios fazem uma operação especial dedicada ao ENEM. Em função disso, não haverá problemas na distribuição dos cartões de confirmação (que começaram a ser entregues na semana passada no interior dos estados e nesta semana nas capitais), nem tampouco das provas (que são distribuídas no dia da aplicação do exame).
A ECT realiza a distribuição de cartões e provas do ENEM desde 2009, com absoluto sucesso. A excelente qualidade da operação levou os Correios a serem indicados como finalistas do World Mail Awards 2010 — o “Oscar” do serviço postal mundial.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
(Série Vestibular: hora da decisão) Sonho de cursar medicina faz filha de juiz ignorar tradição da família
Com um pai juiz, dois tios e um irmão advogados, além da mãe que está cursando o último semestre de direito, a estudante Alita de Carvalho, de 16 anos, não hesitou na hora de escolher a profissão. Em vez de seguir a trajetória da família, decidiu buscar outro rumo. “Pelo que eu vejo, eu não gosto muito da área de direito. Sempre me vi fazendo medicina”, diz a jovem.
(Série Vestibular: hora da decisão. O G20 publica nesta semana uma série de reportagens sobre o dilema dos jovens e as dicas dos especialistas.)
A estudante do terceiro ano abdicou de muitas escolhas para se dedicar ao estudo e tentar uma das vagas mais concorridas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela deixou toda família no interior do estado para morar sozinha em Salvador e ser uma das concorrentes para uma vaga do curso. “Passou em minha cabeça desistir por conta da concorrência, mas eu não tenho pressão dos meus pais para passar no vestibular”, diz a jovem, que tenta pela primeira vez uma vaga na UFBA.
Segundo Alita, a influência da família foi forte, mas principalmente respeitosa. “Meu pai não ficou chateado com a decisão. Ele acha que devo fazer o que eu mais gosto. E eu sempre me vi fazendo medicina. Desde pequena, quando ia aos consultórios, gostava daquele ambiente. Já minha mãe sempre quis que eu fizesse medicina. Para ela, se eu não for médica, devo ser advogada.”
O dia-a-dia é corrido. Alita vai para a escola pela manhã e às terças e quintas-feiras ela fica no colégio até as 19h. Em casa, ela estuda com um amigo que cursa o 1º ano de medicina e no fim de semana ela tem acompanhamento de um professor particular.
“Sempre que tenho dúvidas, chamo o professor.” Mesmo assim, ela não deixa de sair com as amigas. “Geralmente eu me divirto nos sábados, pela tarde. Esse é o único horário que tenho para sair. No sábado de manhã eu tenho prova e domingo tiro o dia inteiro para estudar”, explica.
Universidade Estadual do Ceará abre inscrições para vestibular 2012.1
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrições abertas de 3 a 14 de outubro para o primeiro vestibular de 2012. Ao todo, são oferecidas 2.220 vagas, sendo 1.260 para cursos em Fortaleza e 960 vagas para as seis unidades no Interior do Estado. Segundo a Comissão Executiva de Vestibular (CEV), a inscrição deve ser feita pela internet para pagantes e isentos.
A primeira fase do vestibular da Uece será no dia 27 de novembro, no horário das 9 horas às 13 horas, com uma prova de conhecimentos gerais de múltipla escolha. A segunda fase será nos dias 11 e 12 de dezembro, com provas específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.
Na ficha eletrônica de inscrição feita no site da CEV, o candidato deve indicar o curso e a língua estrangeira de sua escolha. A taxa de inscrição é R$ 85 e pode ser paga nas diversas agências bancárias, através de boleto bancário. O edital do vestibular 2012.1 da Uece e as informações sobre a documentação necessária estão disponíveis no site da instituição.
A primeira fase do vestibular da Uece será no dia 27 de novembro, no horário das 9 horas às 13 horas, com uma prova de conhecimentos gerais de múltipla escolha. A segunda fase será nos dias 11 e 12 de dezembro, com provas específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.
Na ficha eletrônica de inscrição feita no site da CEV, o candidato deve indicar o curso e a língua estrangeira de sua escolha. A taxa de inscrição é R$ 85 e pode ser paga nas diversas agências bancárias, através de boleto bancário. O edital do vestibular 2012.1 da Uece e as informações sobre a documentação necessária estão disponíveis no site da instituição.
sábado, 1 de outubro de 2011
(Série Vestibular: hora da decisão) Nota de corte e grade de curso fizeram aluno desistir de veterinária e biologia
Série Vestibular: hora da decisão
Ele conta que adora biomedicina, mas nem sempre pensou em seguir carreira na área. Agora no sexto semestre, o universitário Fernando Dal Pai diz que fez sua escolha baseado no perfil do curso: conteúdo das disciplinas e até a nota de corte no vestibular. Deixou para trás o sonho da medicina veterinária e biologia.
(Série Vestibular: hora da decisão. As principais universidades recebem inscrições. O G20 publica nesta semana uma série de reportagens sobre o dilema dos jovens e as dicas dos especialistas.)
Dal Pai concretizou a opção pela biomedicina após a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília, onde tentava medicina veterinária e não foi aprovado. Ele nem chegou a se inscrever no vestibular da instituição e escolheu biomedicina no Centro Universitário de Brasília (Uniceub).
“Eu meio que sabia que, além da nota de corte de veterinária [no vestibular da UnB] ser gigantesca, eu não gostava de estudar e eu já tinha passado para biomedicina”, conta.
O universitário diz que resolveu fazer biomedicina tendo em mente que, se não gostasse, poderia prestar vestibular na UnB no meio do ano. Ele afirma que achou a área interessante desde o primeiro semestre, quando começou a frequentar cursos e palestras relacionados à carreira. Mesmo assim, o estudante cogitou tentar novamente uma vaga na Universidade de Brasília.
“Não mais para veterinária, estava pensando em biologia. Mas fui ver o currículo de biologia e tem uma parte de plantas e eu odeio plantas. Nem a pau que eu ia fazer quatro ou cinco semestres de botânica”, brinca.
Decidido a ficar na área, Dal Pai diz que fez cursos de coleta de material biológico e de biomedicina forense. Além disso, estagiou durante um ano e meio em um laboratório de farmácia da UnB e desde maio mexe com pesquisa genética na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Entre as possibilidades oferecidas pela carreira, o estudante disse ter interesse em seguir em diagnóstico por imagem, microbiologia ou genética molecular. “Muita gente pensa em fazer criminalística por causa de [seriados como] Law & Order e CSI. Eu gosto. Mas criminalística só com concurso. E eu já fiz o do Hemocentro [de Brasília] e as provas são difíceis”, afirma.
Acompanhamento ajuda na decisão
De acordo com a psicóloga Maria Olímpia Alves de Mendonça, situações como a de Dal Pai não são raras. “Têm acontecido muito essas escolhas por questão de nota, de ‘vou tentar essa aqui porque é mais fácil passar’”.
Além disso, a orientadora vocacional diz que as avaliações têm mostrado que as pessoas atualmente têm um perfil mais amplo, que engloba mais de um curso e especializações. “Provavelmente, ele também teria perfil para aquela profissão [biomedicina].”
Para auxiliar a escolha, Maria Olímpia sugere que os estudantes sejam acompanhados desde o início do ensino médio por um profissional. Assim, jovens e pais podem ter uma noção melhor do mercado e das potencialidades do adolescente.
------------------------------------------------------
(Série Vestibular: hora da decisão)
AGUARDE....
Ele conta que adora biomedicina, mas nem sempre pensou em seguir carreira na área. Agora no sexto semestre, o universitário Fernando Dal Pai diz que fez sua escolha baseado no perfil do curso: conteúdo das disciplinas e até a nota de corte no vestibular. Deixou para trás o sonho da medicina veterinária e biologia.
(Série Vestibular: hora da decisão. As principais universidades recebem inscrições. O G20 publica nesta semana uma série de reportagens sobre o dilema dos jovens e as dicas dos especialistas.)
Dal Pai concretizou a opção pela biomedicina após a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília, onde tentava medicina veterinária e não foi aprovado. Ele nem chegou a se inscrever no vestibular da instituição e escolheu biomedicina no Centro Universitário de Brasília (Uniceub).
“Eu meio que sabia que, além da nota de corte de veterinária [no vestibular da UnB] ser gigantesca, eu não gostava de estudar e eu já tinha passado para biomedicina”, conta.
O universitário diz que resolveu fazer biomedicina tendo em mente que, se não gostasse, poderia prestar vestibular na UnB no meio do ano. Ele afirma que achou a área interessante desde o primeiro semestre, quando começou a frequentar cursos e palestras relacionados à carreira. Mesmo assim, o estudante cogitou tentar novamente uma vaga na Universidade de Brasília.
“Não mais para veterinária, estava pensando em biologia. Mas fui ver o currículo de biologia e tem uma parte de plantas e eu odeio plantas. Nem a pau que eu ia fazer quatro ou cinco semestres de botânica”, brinca.
Decidido a ficar na área, Dal Pai diz que fez cursos de coleta de material biológico e de biomedicina forense. Além disso, estagiou durante um ano e meio em um laboratório de farmácia da UnB e desde maio mexe com pesquisa genética na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Entre as possibilidades oferecidas pela carreira, o estudante disse ter interesse em seguir em diagnóstico por imagem, microbiologia ou genética molecular. “Muita gente pensa em fazer criminalística por causa de [seriados como] Law & Order e CSI. Eu gosto. Mas criminalística só com concurso. E eu já fiz o do Hemocentro [de Brasília] e as provas são difíceis”, afirma.
Acompanhamento ajuda na decisão
De acordo com a psicóloga Maria Olímpia Alves de Mendonça, situações como a de Dal Pai não são raras. “Têm acontecido muito essas escolhas por questão de nota, de ‘vou tentar essa aqui porque é mais fácil passar’”.
Além disso, a orientadora vocacional diz que as avaliações têm mostrado que as pessoas atualmente têm um perfil mais amplo, que engloba mais de um curso e especializações. “Provavelmente, ele também teria perfil para aquela profissão [biomedicina].”
Para auxiliar a escolha, Maria Olímpia sugere que os estudantes sejam acompanhados desde o início do ensino médio por um profissional. Assim, jovens e pais podem ter uma noção melhor do mercado e das potencialidades do adolescente.
------------------------------------------------------
(Série Vestibular: hora da decisão)
AGUARDE....
Assinar:
Postagens (Atom)