segunda-feira, 20 de junho de 2011

Sisu tem 17 candidatos por vaga. Lista de aprovados sai quarta-feira


Cerca de 450 mil estudantes se inscreveram para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição do segundo semestre deste ano. As inscrições foram encerradas neste domingo , 19, e a lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada quarta-feira, 22. Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

O número de interessados é quase o dobro dos inscritos na edição do segundo semestre de 2010, quando 230 mil participaram do processo seletivo. Para o próximo semestre foram oferecidas 26 mil vagas em 48 instituições de ensino superior, o que significa que há 17 candidatos para cada uma das vagas disponíveis.

Os aprovados terão os dias 27 e 28 deste mês para fazer a matrícula nas instituições de ensino. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não fizerem a matrícula.

No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula nos dias 5 e 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes que não foram selecionados (em nenhuma das opções escolhidas) nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.

Município do Ceará recebe ônibus, mas nem prefeito sabe quem enviou

Entregador chegou com veículo à cidade de Nova Russas, no sábado (18).
Prefeito atual diz que não há dinheiro para o pagamento.


A Prefeitura de Nova Russas, interior do Ceará, foi surpreendida com a chegada de um ônibus escolar zero quilômetro no último sábado (18) e nem mesmo o atual prefeito sabe quem enviou o veículo. Um motorista chegou conduzindo o ônibus ao município pela manhã, portando nota fiscal e carta de financiamento que indicava o pagamento do veículo para 1º de agosto. Mas, em entrevista ao G1, o prefeito em exercício, Paulo César Evangelista (DEM/CE), disse não saber quem efetuou a compra e declarou que o município não tem dinheiro para realizar o pagamento.

De acordo com informações da Secretaria de Educação de Nova Russas, no fim de 2010, durante gestão do então prefeito do município, Marcos Alberto Torres (PSC/CE), foi realizado um pregão para compra de um ônibus escolar no valor R$ 196 mil. O mesmo valor foi depositado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em conta do município por meio de um convênio, no dia 19 de janeiro.

Fonte: G1 Ceará

PORTAL G20, credibilidade você por aqui