quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LÍDER: "Insensato Coração" crava 71% de participação em Fortaleza

"Insensato coração" bombando em Fortaleza



Na terça-feira, a novela "Insensato Coração" obteve 45 pontos de média e 71% de participação.

---------------------------------------------------------

Destaque também para "O ASTRO"


Durante a exibição do "O Astro" mais de 50% dos domicílios estiveram ligados na Tv Verdes Mares. Uma média de 680 mil telespectadores.

-----------------------------------------------------------

Fonte: RD1AUDIÊNCIA
O melhor site de audiência e bastidores da TV

Ceará ganha primeira usina comercial de energia solar do Brasil

Tauá, no Sertão dos Inhamuns


A primeira usina solar comercial do Brasil está em fase de teste desde 30 de junho e deve ser inaugurada nesta quinta-feira (4) em Tauá, a 344 km de Fortaleza. Segundo informações do grupo proprietário da usina, o EBX, a MPX Tauá tem capacidade inicial de gerar 1 megawatt, suficiente para abastecer 1,5 mil famílias.

O município, no Sertão dos Inhamuns, foi escolhido por causa da forte incidência solar ao longo do ano. A cidade também forneceu metade dos operários que fizeram a montagem da usina. Ainda segundo a empresa, a usina deve gerar 9 mil empregos diretos.
O grupo, do empresário Eike Batista, pretende aumentar a capacidade para chegar a produzir 5 megawatt. O EBX tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para fazer a expansão.

Atualmente a MPX Tauá tem uma área de 12 mil metros quadrados e 4.680 painéis fotovoltaicos, fabricados pela empresa japonesa Kyocera. Os painéis absorvem a luz do sol e a transformam em energia elétrica. A usina solar é ligada ao Sistema Interligado Nacional por meio de uma subestação da empresa distribuidora de energia do Ceará, a Coelce.

O investimento custou R$ 10 milhões e contou com aporte de US$ 700 mil do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). O Governo do Estado do Ceará incentivou o empreendimento com a criação do Fundo de Incentivo à Energia Solar (Fies). O Fies garante a compensação tarifária entre a energia elétrica solar e a energia elétrica convencional.

A MPX Tauá também fez parceria com Universidade Estadual do Ceará (Uece), cujos alunos receberão informações meteorológicas da usina para análise e monitoramento das informações.