quinta-feira, 7 de julho de 2011

Direito da UFC é o primeiro em aprovação no Estado e veja o percentual de aprovados nas faculdades do Ceará


A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) é, proporcionalmente, a primeira entre os cursos cearenses no ranking nacional de aprovação no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram 88 bacharéis inscritos na prova e 52 aprovados, o que representa 59,09%. Em comparação com as demais faculdades do País, o curso ficou na sétima posição.

Em um levantamento dos últimos três anos, a UFC está entre as 12 instituições do Brasil com maior média de aprovação (entre 80% e 90%). Para o diretor da Faculdade de Direito da UFC, Álvaro Melo Filho, o resultado não é surpresa. “A faculdade tem 70% de seus professores com título de mestre ou doutor”, cita.

Em números absolutos, a Universidade de Fortaleza (Unifor) é a primeira cearense no ranking, tendo aprovado 184 dos 1.335 inscritos. Na avaliação da diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Gisa Pompeu, o resultado se deve à complementação de formação oferecida aos alunos.

A presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-CE, Janine Accioly, diz que o Estado teve aprovação acima da média nacional. No Brasil, prestaram o exame 104.126 bacharéis e 12.534 se tornaram advogados. “A média nacional ficou em torno de 11% e, no Ceará, chegou a 18%. É um bom desempenho diante do contexto nacional, mas o índice é preocupante”, avalia.

Duas faculdades do Estado não tiveram aprovados no exame. Em nota, a Faculdade Luciano Feijão, de Sobral, cita que os três concorrentes são alunos que fizeram a prova “a título de experiência” e que a primeira turma de Direito vai se formar no fim do ano.

PERCENTUAL DE APROVADOS NAS FACULDADES DO CEARÁ

Universidade Federal do Ceará
88 inscritos / 52 aprovados (59,09%)

Universidade Regional do Cariri
229 inscritos / 65 aprovados (29,55%)

Universidade Estadual do Vale do Acaraú
73 inscritos / 18 aprovados (25,71%)

Faculdade Sete de Setembro
118 inscritos / 25 aprovados (22,12%)

Faculdade Christus
134 inscritos / 25 aprovados (19,23%)

Instituto de Ensino Superior do Ceará
20 inscritos / 3 aprovados (15%)

Faculdade Paraíso do CE
47 inscritos / 7 aprovados (14,89%)

Faculdade Farias Brito
125 inscritos / 18 aprovados (14,88%)

Universidade de Fortaleza
1.335 inscritos / 184 aprovados (14,35%)

Faculdade Integrada do CE
155 inscritos / 21 aprovados (13,82%)

Faculdade Nordeste
48 inscritos / 6 aprovados (12,77%)

Faculdade Cearense
25 inscritos / 3 aprovados (12%)

Instituto Filosófico Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão
44 inscritos / 5 aprovados (11,36%)

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
36 inscritos / 1 aprovado (2,86%)

Instituto Ceará de Ensino e Cultura
7 inscritos / 0 aprovado (0%)

Faculdade Luciano Feijão
3 inscritos / 0 aprovado (0%)

Fonte: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

TRAGÉDIA: Uma criança e um adolescente são assassinados em Maracanaú, no Ceará

Um adolescente de 13 anos e uma criança de 11 anos foram assassinados na noite da última quarta-feira (6), em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo testemunhas, os dois brincavam na rua quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta. Segundo a polícia, vários tiros foram disparados. O adolescente morreu na hora. A criança foi levada ao hospital, mas não resistiu.

Apesar da greve da polícia civil no Ceará, equipes da Delegacia Metropolitana de Maracanaú e Divisão de Homicídios atenderam a ocorrência e acreditam que as mortes estejam relacionadas a acerto de contas entre traficantes de drogas. Ainda segundo a polícia, os moradores do bairro (Novo Maracanaú) contaram que a menina visitava a casa da avó, possivelmente morta por estar em companhia do adolescente.

Portal G20 bate mais um recorde e cresce a cada dia


Foram mais de 105 acessos em 48 horas.

Esses dias o PORTAL G20 trouce a cobertura especial da onda de assaltos no Ceará e uma entrevista EXCLUSIVA com o mais novo sucesso do Ceará, a banda OF7, na qual o baixista da banda revelou a importância da banda,objetivo e os sucessos...Se você não viu ainda a entrevista,você pode conferir na parte de CINEMA & MÚSICA

O portal G20 já sabe o que o povo quer,o que você quer.Por isso que estamos caminhando rumo a liderança,e a cada dia que passar percebemos como isso é satisfatório,como isso é bom saber que todo dia os números de acessos do PORTAL G20 está aumentando. Tudo isso graças a você,a nossa ferramenta principal...

O portal G20 está aqui para lhe atender,está aqui pra ganhar sua confiança,o que mostra que já ganhamos e nunca vamos decepcionar você.Aqui a credibilidade é o fato principal além da notícia...

PORTAL G20 único blog de variedades do Ceará que é feito para você,só para você.

Um portal que trás NOTÍCIAS , ESPORTE , NOVELAS , CINEMA , MÚSICA , HUMOR e muito ENTRETENIMENTO.

OBRIGADO, aqui a sua visita é mais que uma honra ...

PORTAL G20, credibilidade você por aqui, no melhor do Ceará