quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SERIE ESPECIAL: a partir de hoje acompanhe historia de algumas cidade do Ceará, hoje a HITÓRIA DE LAVRAS DA MANGABEIRA



LAVRAS DA MANGABEIRA uma cidade linda, que fica localizada na região do cariri e está a cerca de 434 Km de Fortaleza.

*História

As terras localizadas ás mergens do Jaguaribe-Mirim ou rio Salgado, eram habitadas pelos índios de diversa etnias tais como os Kariri, os Guariús.

Com a definitiva ocupação do território de Ceará no século XVII, na a região dos Cariai chegaram diversas entradas. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas , catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região das Minas de São José dos Cariris Novos (atual município de Missão Velha), tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.

A febre do ouro durou até a segunda metade do século XVII. Várias prospecções se realizaram, porém em vão, uma vez que a extração de referido minério se tornou onerosa às Cortes de Lisboa, que determinaram a sua suspensão, em 1758.

Dessas aventuras auríferas se fizeram, entre outros, nos sítios Fortuna, Oiteiro, Barreiros e Morros Dourados e, especialmente, no lugar denominado Boqueirão de Lavras; da criação da capela de São Vicente Férrer, foram as bases que deram início a centro urbano que hoje chama-se Lavras da Mangabeira.

Com a expanção da Estrada de Ferro de Baturité até a cidade do Crato (Ceará) em 1910, no município de Lavras da Mangabeira foram inauguradas três estações de trem(Arrojado - antigo Paino; Lavras da Mangabeira -antiga Lavras; Iborepi - antigo Riacho Fundo). Esta malha feroviária representou o impulss para a economia local, principalmente porque apartir do estação de Paino ou Arrojado, o Ceará ficou ligado a Paraíba[11]. via o Ramal da Paraíba

*Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 908,9 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril

*Vegetação

A vegetação é bastante diversificada: caatinga arbustiva densa, caatinga arbustiva aberta, e mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea) ao dos cursos hidrícos

VEJA AGORA UMAS FOTOS DA CIDADE



A NOITE EM MANGABEIRA



CIDADE LINDA SE VOCÊ AINDA NÃO VISITOU LAVRAS DA MANGABEIRA NÃO DEIXE DE VISITAR.



LAVRAS DA MANGABEIRA........

Sábado tem mais uma cidade do interior
será a vez de MORRINHOS .
e você quer qual cidade pra aparecer aqui no G20 ?
comente....

8 comentários:

  1. a próxima cidade pode ser Sobral?

    ResponderExcluir
  2. Ei, ficou legal,agora tem uma coisa tu errou,pq tipo Mangabeira é um distrito de Lavras da Mangabeira viu?
    ;*
    Por: Luíza Luana

    ResponderExcluir
  3. pois é pq eu não encontrei informações de MANGABEIRA ai eu fiz da cidade de LAVRAS DA MANGABEIRA...ok

    ResponderExcluir
  4. muito bom essa serie
    parabéns
    muito bom seu blog

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a cidade de Lavras da Mangabeira. O 1º Cartório Macêdo é administrado pela minha tia! Faça uma série da minha cidade natal? Alto Santo/CE.

    ResponderExcluir