quinta-feira, 11 de novembro de 2010

G20: Estudantes ouvidos pelo G1 temem anulação do Enem

Exame está suspenso pela Justiça Federal do Ceará desde segunda (8).
Mais de 3 milhões de inscritos fizeram as provas neste fim de semana

A indefinição sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no último fim de semana, tem deixado estudantes angustiados e aflitos. O exame está suspenso em todo o país, desde segunda-feira (8), seguindo decisão da Justiça Federal do Ceará, que afirma que os erros nas provas causaram prejuízo para os candidatos.

O G1 ouviu alunos do Cursinho Popular, em São Paulo, para saber o que pensam sobre a polêmica que envolve o exame que substituiu os vestibulares em grande parte das universidades federais do país. Confira as opiniões:

-----------------------------------------------------------------------------
ENTREVISTA


"O Enem é uma prova muita cansativa, só quem fez tem ideia de como é. Seria injusto obrigar todo mundo a fazer uma segunda prova. Deveria ser algo optativo, valendo a maior nota. Além do mais, é muito complicado dizer que o grau de dificuldade vai se manter. O tema da redação, por exemplo, pode ser muito fácil para alguém e extremamente dificíl para outra pessoa."

Luísa Helena Rodrigues, de 19 anos, quer cursar engenharia civil


"Estudamos muito o ano todo, deixamos de sair, ver amigos e de repente não sabemos mais se tanto esforço valerá a pena. A obrigação do governo era a de reforçar a fiscalização, caso contrário os estudantes ficam à mercê de um erro infantil. Fui bem na prova e acho desncessário exigir que todos refaçam o exame."

Felipe Eduardo Lázaro, de 20 anos, quer cursar ciências sociais


"O Enem é importante por causa da bolsa do ProUni e das oportunidades do SiSU. Mas mesmo que haja uma nova prova, a sensação é de insegurança, pois quem nos garante que não haverá mais erros e problemas?"

Juliana de Araújo Lima, de 23 anos, quer cursar letras


"Tenho a impressão que o governo deixa para preparar o Enem na última hora. Não é possível ter falha por falta de conferência. Desse jeito, cada vez mais, o exame perde credibilidade."

Jéssica Alves, de 18 anos, quer cursar letras

acompanhe a entrevista:

ENTREVISTA: G1