segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Cachorro invade seção eleitoral em Tianguá e danifica cabo de urna eletrônica

Em Tianguá,no interior do Ceará, um cachorro entrou em uma seção eleitoral e roeu o cabo da urna eletrônica, neste domingo, 31. Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Ceará (TRE-CE), o equipamento precisou ser trocado. A cidade tem 60 mil habitantes e fica a 350 quilômetros de Fortaleza, capital do Estado.

notícia EXCLUSIVA DO PORTAL G20

Enem vai divulgar gabarito dois dias após as provas


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serão realizadas já neste final de semana – sábado(6) e domingo(7). Contudo, o gabarito oficial das provas só será divulgado dois dias após a aplicação da última prova do exame, 9 de novembro.

A medida, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já era prevista no edital do exame, divulgado no início deste ano.

Opinião: Dor de cabeça pode ter relação com a postura errada?


As dores de cabeça são tratadas com analgésicos, antiinflamatórios e em alguns casos ansiolíticos. É preciso ressaltar a importância desta dor. Dor significa um alerta que o corpo reage pra demonstrar que algo está errado. O melhor a fazer em casos de dores muito persistentes é procurar um médico especializado e realizar exames para um bom diagnóstico.

O fato é que nosso corpo passa a maior parte do tempo em tensão muscular, mesmo quando estamos em pé, ou sentados, ou até mesmo dormindo. A dor sentida na base da cabeça, próxima ao pescoço, ou na região da frente próximas aos olhos, pode perfeitamente ser uma cefaléia tensional ocasionada por má postura. Os músculos se retraem durante todo o dia e na maioria dos casos as dores começam ao final do dia, quando terminamos de realizar as atividades diárias. Ou pode aparecer pela manhã piorando durante o dia.
Quem não já sentiu aquela dor de cabeça que incomoda visão, concentração e modifica totalmente o seu humor? O que poucos sabem é que as dores cabeças tensionais, na maioria dos casos acontecem por conta de má postura. Não podemos desconsiderar os fatores psicológicos, emocionais ou sistêmicos. Mas sem duvida as tensões nos músculos do pescoço, ombros e rosto são capazes de gerar ao longo do dia fortes dores concentradas na cabeça.

Nosso sistema muscular é formado por cadeias que se localizam na região anterior e posterior do corpo, e ambas são interligadas. Basta um único movimento errado, um posicionamento na cadeira de forma errada pra que um desses músculos se contraia e passe a transmitir em cadeia a tensão pra outras partes do corpo. Assim uma pessoa com problema na coluna lombar, pode transmitir uma tensão muscular e esta ser irradiada até a cabeça, causando desconforto, dores, náuseas e todos os sintomas da cefaléia.

Pense na sua postura hoje? Você pode sim modificá-la. Existem recursos pra isso. Procure um profissional especializado (ortopedista, fisioterapeuta RPGista*) e faça uma avaliação postural. O que podemos fazer hoje se torna preventivo pra um futuro saudável.

*Lívia Parente é RPGista : fisioterapeuta especializado em RPG – Reeducação Postural Global (Técnica de exercícios posturais quem modifica totalmente o padrão postural).

Cientista diz que é possível gravar sonhos por meio de uma máquina

Você já chegou a sonhar e ao acordar não lembrar mais de nada do que aconteceu? Provavelmente este problema vai ser solucionado. Pelo menos é o que garante um pesquisador, dos Estados Unidos, que afirma ter planos para criar um dispositivo eletrônico de gravação e interpretação de sonhos.

O cientista Moran Cerf, do Instituto de Tecnologia de Pasadena, na Califórnia (oeste do país), afirma que a “leitura dos sonhos” é possível baseada em um estudo inicial que, segundo ele, sugere que a atividade de células individuais do cérebro, os neurônios, é associada a objetos ou conceitos específicos.
Em sua pesquisa Cerf descobriu que, quando um dos voluntários estava pensando na atriz Marilyn Monroe, um neurônio em particular foi ativado.

Ao mostrar a voluntários acordados que participaram de seu estudo uma série de imagens, Cerf e seus colegas conseguiram identificar neurônios que eram ativados pelos objetos e conceitos.

Ao observar qual neurônio se ativava e quando isso acontecia, os cientistas construíram uma base de dados para cada paciente. Com ela, Cerf alega que é, efetivamente, capaz de “ler as mentes” dos voluntários.

Do G1