quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SERIE ESPECIAL: a partir de hoje acompanhe historia de algumas cidade do Ceará, hoje a HITÓRIA DE LAVRAS DA MANGABEIRA



LAVRAS DA MANGABEIRA uma cidade linda, que fica localizada na região do cariri e está a cerca de 434 Km de Fortaleza.

*História

As terras localizadas ás mergens do Jaguaribe-Mirim ou rio Salgado, eram habitadas pelos índios de diversa etnias tais como os Kariri, os Guariús.

Com a definitiva ocupação do território de Ceará no século XVII, na a região dos Cariai chegaram diversas entradas. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas , catequizaram os índigenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadeiaram notícias que na região das Minas de São José dos Cariris Novos (atual município de Missão Velha), tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa. A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.

A febre do ouro durou até a segunda metade do século XVII. Várias prospecções se realizaram, porém em vão, uma vez que a extração de referido minério se tornou onerosa às Cortes de Lisboa, que determinaram a sua suspensão, em 1758.

Dessas aventuras auríferas se fizeram, entre outros, nos sítios Fortuna, Oiteiro, Barreiros e Morros Dourados e, especialmente, no lugar denominado Boqueirão de Lavras; da criação da capela de São Vicente Férrer, foram as bases que deram início a centro urbano que hoje chama-se Lavras da Mangabeira.

Com a expanção da Estrada de Ferro de Baturité até a cidade do Crato (Ceará) em 1910, no município de Lavras da Mangabeira foram inauguradas três estações de trem(Arrojado - antigo Paino; Lavras da Mangabeira -antiga Lavras; Iborepi - antigo Riacho Fundo). Esta malha feroviária representou o impulss para a economia local, principalmente porque apartir do estação de Paino ou Arrojado, o Ceará ficou ligado a Paraíba[11]. via o Ramal da Paraíba

*Clima

Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 908,9 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril

*Vegetação

A vegetação é bastante diversificada: caatinga arbustiva densa, caatinga arbustiva aberta, e mata ciliar (floresta mista dicótilo-palmácea) ao dos cursos hidrícos

VEJA AGORA UMAS FOTOS DA CIDADE



A NOITE EM MANGABEIRA



CIDADE LINDA SE VOCÊ AINDA NÃO VISITOU LAVRAS DA MANGABEIRA NÃO DEIXE DE VISITAR.



LAVRAS DA MANGABEIRA........

Sábado tem mais uma cidade do interior
será a vez de MORRINHOS .
e você quer qual cidade pra aparecer aqui no G20 ?
comente....

CEARÁ: Quadrilha assalta Banco do Brasil em Catarina e leva terror à população


Marginais utilizaram fuzis e outras armas de grosso calibre. Podem ser os mesmos bandidos que invadiram Novo Oriente e balearam dois policiais militares

Uma quadrilha formada por aproximadamente 12 homens assaltou a agência do Banco do Brasil em Catarina, no Centro-Sul do Estado. Armados com fuzis e outras armas longas e de grosso calibre, os marginais chegaram à cidade no início da manhã desta quinta-feira (2). O grupo invadiu o banco e 15 minutos depois saiu levando malotes com dinheiro e dois reféns, sendo um deles o gerente da instituição.

Os reféns foram libertados já fora dos limites de Catarina. Policiais Civis e Militares foram deslocados para a cidade e neste momento fazem varredura na região, mas até o momento os marginais continuam foragidos. Tudo leva a crer que o roubo foi cometido pelos mesmos bandidos que invadiram a cidade de Novo Oriente, nos Inhamuns, na madrugada da última segunda-feira (30/08), ocasião em que balearam dois policiais militares.

O valor roubado não foi revelado. Ao tomar conhecimento do assalto, o delegado Agenor Freitas, de Iguatu, foi a Catarina. Policiais civis dos destacamentos de cidades vizinhas também participam da operação que visa capturar a quadrilha. Mas até o momento apenas um carro foi encontrado.

Reforço de helicóptero

As buscas aos bandidos contaram com o auxílio do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O coronel Edvar Azevedo, comandante da 2ª Companhia do 2ºBPM, cooordena os trabalhos de perseguição.
O policial de plantão no Destacamento da Polícia Militar em Catarina informou ao Jangadeiro Online que os marginais já chegaram à agência com os dois reféns . Logo que desceram do veículo, os bandidos metralharam a vidraça da agência, pegaram o dinheiro e empreenderam fuga.

CEARÁ: Acidente grave no interior do Estado


Caminhão e carro batem de frente na CE-354

Na CE-354, que liga os municípios de Amontada e Itapipoca, um caminhão e um carro bateram de frente. O veículo pequeno pegou fogo e duas pessoas que estavam nele morreram carbonizadas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente teria acontecido quando o motorista do caminhão tentou mudar de faixa e acabou atingindo o veículo de passeio. O condutor do caminhão fugiu após o choque.