domingo, 14 de agosto de 2011

Quase dois milhões de fiéis são esperados na 9ª Caminhada com Maria

Amanhã será realizada a nona edição da caminhada católica que homenageia a padroeira Nossa Senhora da Assunção. Os fiéis sairão do santuário, na Barra do Ceará, em direção à Catedral Metropolitana


Segunda-feira é dia de celebrar e cantar Nossa Senhora da Assunção. A padroeira de Fortaleza será homenageada, pelo nono ano, na Caminhada com Maria. A organização estima reunir 1,8 milhão de católicos no caminho de louvor e fé entre o santuário, na Barra do Ceará, e a Catedral Metropolitana, onde Nossa Senhora será coroada pelo arcebispo Dom José Antônio Tosi.

Para garantir que a caminhada seja um encontro de paz, um esquema de segurança foi montado pela organização. Serão aproximadamente 500 policiais militares atuando em todo o percurso e nas ruas próximas. Além disso, o coordenador da caminhada, Afonso Ibiapina, cita que foram contratados seguranças particulares.

“Esse ano a estrutura foi quase que duplicada. Ao longo da Leste-Oeste vamos ter nove pontos de apoio, além de banheiros químicos, distribuição de água, socorristas. Contratamos médicos, paramédicos, enfermeiros, ambulâncias”, cita o coordenador. A Guarda Municipal participa da procissão com 100 agentes.

Cento e quarenta agentes da AMC darão apoio no trânsito da região durante a caminhada. A partir das 7h, 20 agentes isolarão o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará, de onde partem os fiéis às 14h. Durante a procissão, os dois sentidos da Leste-Oeste serão bloqueados para o fluxo de veículos de acordo com a presença dos fiéis.

Setenta ônibus extras serão disponibilizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para levar os fiéis para a Caminhada com Maria. O efetivo reforçará a frota já em circulação no dia. Os veículos estarão disponíveis entre 10h e meia-noite.

Quem vai todos os anos para a Caminhada com Maria reforça o convite para a procissão. “É um momento de muito agradecimento. E a quantidade de gente impressiona. A grande maioria vai com muita devoção, sempre agradecendo. Eu saio renovada”, diz a professora Senem Peixoto de Oliveira Leal. Pela sexta vez, ela passará o dia da padroeira, 15 de agosto, louvando Nossa Senhora.

A funcionária pública Ana Rita Félix Ribeiro reforça alguns cuidados que os fiéis devem ter. “É bom ir com tênis, roupa leve, levar dinheiro para o lanche. Eu vou de ônibus e tem ônibus direto pra lá”, lembra.

O percurso em orações faz com que a guia de turismo Zenóbia Gonçalves de Farias nem perceba a distância entre o santuário e a Catedral. “São 12 quilômetros? Eu acho tão perto”, ri com a informação do quanto ela e os colegas caminham todos esses anos. “É uma festa muito tranquila. Nunca ouvi histórias de roubo. A gente vai rezando, cantando”, conta