sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Saiba o que abre e o que fecha no fim de semana do réveillon em Fortaleza


No fim de semana do réveillon, o cosumidor vai encontrar lojas abertas no Centro e nos shoppings. As agências dos Correios e os bancos vão estar fechados, mas os saques podem ser feitos em caixas eletrônicos. No sábado (31), lojas do Centro devem ficar abertas até as 16h e, nos shoppings, até as 18h. No domingo (1°), os supermercados não abrem. Os hospitais vão trabalhar com as equipes completas durante o fim de semana.

Comércio

Nesta sexta-feira (30), o comércio no Centro de Fortaleza funciona normalmente. No sábado (31), as lojas podem ficar abertas até 16 horas e fecham no domingo (1°).

Shoppings

No dia 31 de dezembro, os shoppings ficarão abertos até as 18h. Nesta sexta-feira (30), o horário de funcionamento será normal. No domingo (1°), as lojas fecham. Praças de alimentação e lazer têm funcionamento facultativo.

Supermercados

Nos supermercados, o atendimento no sábado (31) vai até as 20h. Já no domingo (1°), estarão todos fechados.

Serviços

Os atendimentos essenciais de água e luz funcionam neste fim de semana em esquema de plantão. A Companhia de Água e Esgoto (Cagece) atende pelo número 0800.275.0195 e Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) pelo 0800.285.0196.

Correios

As 214 agências próprias dos Correios no Ceará não vão atender ao público na sexta-feira (30) e no sábado (31). O atendimento será retomado na segunda-feira (2), a partir das 8 horas.

Coleta de Lixo

Os bairros de Fortaleza que recebem a coleta domiciliar aos sábados vão ter o serviço prestado em horário diferenciado no dia 31 dezembro. A coleta será realizada das 6h às 14h20 e das 15h às 23h20. Mais informações pelo telefone: 3474.5809.

Detran

Nesta sexta-feira (30), os postos do Departamento de Trânsito no Ceará vão funcionar normalmente das 8h às 15h. Por causa do feriado bancário, não será possível fazer nenhum pagamento de taxa ou de boleto. No posto da Aldeota, o funcionamento será até as 20h da sexta-feira. No posto do Cocó, o atendimento é das 8h às 20h.

Saúde

O Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) disponibilizará uma equipe com 35 médicos de plantão por turno. Segundo a Prefeitura, todas as equipes médicas dos hospitais distritais (Frotinhas,Gonzaguinhas, Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição e Centro de Assistência à Criança Lúcia Fátima) estarão com suas escalas de profissionais completas e confirmadas.

Trens

Os trens que fazem o trajeto entre Fortaleza e Caucaia e o veículo leve sobre trilhos (VLT) que liga Juazeiro a Crato, na Região do Cariri, manterão os horários normais de fim de semana a partir desta sexta-feira (30). Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), serão realizadas 17 viagens no sábado (31) e seis no domingo (1º) em Fortaleza; e 13 viagens no sábado na região do Cariri.

Ônibus


Nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro, as passagens de ônibus e vans custarão R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia). Além dos 1.205 ônibus que operam aos sábados, 109 coletivos extras reforçarão os trajetos de ida e volta da festa a partir das 19 horas da noite e 17 linhas regulares terão os seus horários prolongados até 4h da manhã.

Serão disponibilizados sete linhas especiais que sairão de cada terminal diretamente para o Aterro da Praia de Iracema. As linhas que seguem direto para o Aterro são: 930 - Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema; 931 - Parangaba/Aterro Praia de Iracema; 933 - Lagoa/Aterro Praia de Iracema; 935 - Messejana/Aterro Praia de Iracema; 936 - Cj Ceará/Aterro Praia de Iracema; 937 - Papicu/Aterro Praia de Iracema e 938 - Siqueira/Aterro Praia de Iracema.

Polícia Força Nacional fará segurança da população no Réveillon de Fortaleza


A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) confirmou no início da tarde desta sexta-feira (30) que os homens da Força Nacional devem fazer a segurança da população que comparacerá à festa de Revéillon no Aterro da Praia de Iracema neste sábado (31).

O órgão, no entanto, não confirmou qual o efetivo de policiais da Força Nacional que desembarcarão em solo cearense. Contudo, informações dão conta que a tropa deve chegar durante a madrugada na capital cearense.