sábado, 25 de fevereiro de 2012

ESPORTE: 'Eles também são profissionais', fala Cléo sobre mau momento coral

FORTALEZA


O Clássico das Cores tem um amplo favorito. O Fortaleza vive ótimo momento e vem fazendo uma campanha irreparável no Campeonato Cearense. No entanto, os joagdores do Tricolor do Pici não abraçam o favoritismo antes da partida, ainda mais por se tratar de um clássico tradicional da capital cearense.
- Todo clássico é sempre difícil. A gente tem que respeitar o Ferroviário. Tudo bem que eles estão vivendo um momento ruim por lá, mas eles tambéms são profissionais como a gente. Na hora que está em campo, todo mundo quer vencer. Não tem isso, não - disse o atacante Cléo.

Enquanto o Fortaleza é líder isolado com 26 pontos, o Ferroviário luta desesperadamente para fugir do rebaixamento. O time Coral é o vice-lanterna, com apenas 5 pontos conquistados até agora e faz seu pior início de temporada na história do clube, que nunca foi rebaixado.

Os problemas parecem não terminar na Barra do Ceará. No começo desta semana, o GLOBOESPORTE.COM/CE mostrou que alguns treinos foram cancelados por falta de dinheiro para as refeições dos atletas. Os salários atrasados também estão fazendo com que vários jogadores rescindam seus contratos com o clube.
Ainda assim, o atacante do Fortaleza acredita que nada disto vai pesar durante o Clássico das Cores, neste domingo, no PV.

- Acho que, na hora do jogo, tudo isso é esquecido e superado pelos atletas. Eles vão querer ganhar o jogo e nós também. Por isso, não podemos vacilar.

Estudante de Fortaleza leva bronze em olimpíada nacional


Juan Gabriel de Sousa, 13 anos, conseguiu o terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ele conta que, além do apoio da família e de amigos, recebeu reforço da escola. "Minha mãe foi a heroína. Meu pai me ajuda muito, e principalmente minha mãe, que me deu todo o apoio nos estudos", diz o jovem.
Gabriel frequenta a Escola Municipal Antônio Diogo de Siqueira, no Bairro Bonsucesso, na periferia de Fortaleza. "Eles apostaram nos alunos que passaram na primeira fase e fizeram aulas de reforço. Eu estudava uma hora a mais na escola e em casa, por conta própria", diz.

Além da medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Matemática, Gabriel já ganhou duas medalhas de ouro em olimpíadas escolares. "Amo matemática, é a minha paixão, é o ponto forte", diz. O estudante conta também que ficou chateado quando ouviu pela primeira vez a notícia do terceiro lugar, mas depois percebeu a importância da medalha. "A olimpíada é nacional e eu disputei com milhares de pessoas bastante inteligentes. O terceiro lugar é bastante coisa e consegui perceber isso", explica.

Juan Gabriel Ponce cursa o 7º ano do ensino fundamental e está na Escola Municipal Antônio Diogo de Siqueira desde 2010. De acordo com o vice-diretor da instituição, Oscar Lacerda, o aluno se preparou intensamente para a olimpíada, com aulas extras em outros períodos além do horário escolar, que influenciaram na conquista do estudante. “Ele é um aluno esforçado, participa das aulas e gosta de estudar. Uma das consequências mais gratificantes na educação é quando um aluno tem êxito. Essas grandes vitórias com nossos jovens da periferia nos deixam felizes, com sensação de dever cumprido”, ressaltou.

De acordo com mãe dele, Marta de Sousa, 40 anos, o sucesso do filho é uma consequência da educação familiar, na qual, segundo ela, há parceria, confiança e responsabilidade. “Em nossa casa ele sempre recebeu carinho, amor, compreensão e apoio em suas decisões. O Juan sempre estudou por conta própria e nunca precisou de reforço. Mesmo tendo apenas o ensino médio incompleto, quando ele precisa eu ensino”, acrescentou.

Na preparação para a olimpíada, Juan conta que em alguns dias teve que deixar de sair para brincar e jogar bola com amigos. "Eu me esforcei muito, chegava em casa, almoçava bem rápido, trocava logo de roupa e voltava para escola. Muitas vezes recebia convites dos amigos, mas deixava de sair porque estava no meu horário de estudo."

Na escola, Juan Gabriel recebeu homenagens da diretoria e recebeu os parabéns dos amigos, a quem ele dá o conselho: "a escola e a família é o que pode dar um futuro melhor. Por isso peço sempre aos amigos que estudem sempre puder".