quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Candidatos ao ENEM devem ficar atentos ao horário das provas, orienta UFC



Já conhece o “Blog do ENEM”?

www.virtual.ufc.br/enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecem nos próximos dias 6 e 7 de novembro. No Ceará, os candidatos devem ficar atentos porque, no horário de verão, prevalece o horário de Brasília. No primeiro dia, o exame começa às 13h (12h no Ceará) e termina às 17h30min (16h30min). No segundo dia, a prova começa no mesmo horário mas, por conta da redação, termina uma hora depois às 18h30min (17h30min no Ceará).

A Universidade Federal do Ceará foi uma das instituições que adotaram a nota do ENEM como critério para ingresso em seus cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado pelo Ministério da Educação.

Como será o ENEM deste ano?
O ENEM está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia do ENEM (6 de novembro, um sábado), as provas serão de Ciências da Natureza e Humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (dia 7), os candidatos se-rão avaliados em Matemática e Linguagens, tendo cada disciplina 45 questões, e também farão uma redação.

Este ano, foi incluída prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol, conforme opção do candidato no momento da inscrição). Embora a UFC seja apenas usuária do sistema, criou o Projeto ENEM na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e lançou blog com notícias e documentos sobre o ENEM e o SiSU.

Escolas estão preocupadas com segurança do exame
Representantes de escolas e do Ministério Público participaram na última terça-feira (26), de uma reunião com a Justiça Federal para discutir a segurança no processo de aplicação do Enem deste ano no Ceará.

NOTÍCIA: Homem acusado de vários crimes no Ceará é morto no RN


Claudísio Ferreira “Pita” foi morto com tiros de pistola no bairro Alecrim, no Rio Grande do Norte, quando chegava em uma loja de celulares

Foto: Adriano Abreu do Jornal Tribuna do Norte
Claudísio Cardoso Ferreira, conhecido por Pita, de 31 anos, foi morto a tiros no bairro Alecrim, no Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (27). Ele é acusado de vários crimes no Ceará e estava com dois mandados de prisão expedidos pela Justiça cearense.

Pita fugiu do Ceará e montou uma loja de celulares nomeada “Cleiton Cel”, no estado vizinho. De acordo com o delegado da 3ª Delegacia de Polícia Civil do RN, Adson Maia, Claudísio Ferreira chegava no ponto comercial por volta das 8h30min quando dois homens em uma motocicleta preta efetuaram vários disparos de pistola.
Após a execução os dois criminosos fugiram. Como eles não tiram os capacetes, as pessoas que passavam pela Rua Pajeús não forneceram maiores informações para a polícia.
No Ceará, Pita agia principalmente no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o delegado da Delegacia Metropolitana da Cidade, Sidney Ribeiro, Claudísio responde por crimes como: tráfico de drogas, homicídios, sequestro e latrocínio.