sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Estudantes relatam vazamento de prova do Enem, Gabarito pode ter vazado


Após a Polícia Federal indiciar dois professores de Remanso (BA) pelo vazamento do tema da redação do Enem, estudantes de Juazeiro (BA) e da vizinha Petrolina (PE) confirmaram ontem relato de uma diretora de cursinho, feito ao Estado, de que outro aluno teria tido acesso à prova e oferecido as respostas aos colegas.

De acordo com quatro alunos, um estudante de 17 anos que também tem família em Remanso e frequentava cursinho pré-vestibular em Petrolina disse, no dia anterior ao início das provas, que teria o gabarito do Enem e o ofereceu aos colegas. Segundo os alunos, a denúncia só foi feita depois da conclusão do inquérito da PF porque eles imaginavam que era o mesmo caso que estava sendo investigado.

"No dia anterior ao exame, após a aula, esse aluno disse para um grupo, no qual eu estava, que teria o gabarito da prova do primeiro dia e, se alguém quisesse, era só falar", diz um estudante de 18 anos que tenta uma vaga em Medicina. "Na hora, não levei a sério, mas depois de ver a pontuação dele (acertou 172 das 180 questões), tudo indica que era verdade." Como os alunos que estavam junto não acreditaram, ele debochou, depois de saber quantas questões havia acertado: "Eu avisei, mas vocês não quiseram..." Outra estudante, de 17 anos, conta que houve colegas que aceitaram as respostas.

Segundo os estudantes, familiares do adolescente teriam tido acesso à prova no dia anterior à aplicação e resolveram os problemas. "Recebi diversos depoimentos de alunos relatando esse caso, depois que a Polícia Federal encerrou o inquérito", diz a diretora do Curso Tema, Vera Lúcia Medeiros.

O caso foi recebido com ceticismo pelo MEC. Segundo o Estado apurou, as provas foram enviadas para um quartel-general em Petrolina. Para ocorrer um vazamento da forma como foi relatado, alguém teria de entrar no quartel, romper o lacre dos malotes e furtar os exames. E alguém muito qualificado teria de resolver a prova e o aluno, memorizá-la. O MEC afirma desconhecer o vazamento e diz que os exames foram entregues no dia da aplicação, pela manhã.

confira:

Defensoria Pública questiona data da nova prova do Enem

Exame será reaplicado no dia 15 de dezembro, quarta-feira.
Defensor federal sugere que prova seja realizada em um final de semana.


A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro enviou nesta sexta-feira (26) ofício ao Ministério da Educação pedindo que seja reavaliada a data marcada para aplicação da nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas serão realizadas às 13h de 15 de dezembro, uma quarta-feira.

Somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Segundo o defensor federal André Ordacgy, estudantes que trabalham poderão ter problemas por causa do agendamento da prova para uma quarta-feira.

Além disso, segundo ele, o trânsito durante a semana é mais intenso e pode prejudicar o acesso dos candidatos aos locais de provas. A Defensoria Pública sugere a remarcação da prova para um fim de semana.

O Ministério da Educação informou, por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu ofício da Defensoria Pública e afirma que a data do novo Enem está mantida. Segundo a assessoria, a quarta-feira 15 foi escolhida para evitar ao máximo coincidência com datas de vestibulares.

A Defensoria argumenta ainda que, em alguns estados, a data vai coincidir com alguns vestibulares. Entre as instituições de ensino que vão realizar exames na mesma data estão o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

G1