sábado, 15 de setembro de 2012

Alunos protestam pela revogação da Lei das Cotas em Fortaleza


Estudantes de escolas particulares de Fortaleza realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (14) pedindo a revogação da Lei das Cotas, que destina 50% das vagas de universidades federais para estudantes de escolas públicas.

A manifestação reuniu cerca de 100 alunos vestidos com as cores preta e branca na Praça da Imprensa, no Bairro Dionísio Torres, no movimento chamado "Cotas não, melhora a educação".

Os alunos fizeram uma petição on-line pela revogação da lei e dizem ter coletado até esta sexta-feira cerca de 40 mil assinaturas. Eles esperam coletar mais de um milhão de assinaturas para chamar atenção de políticos pela revogação da lei.

A lei das cotas foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 29 de agosto. Com a lei, as universidades federais terão quatro anos, a partir de 2013, se adequar à lei, que determina que 50% dos alunos de universidades públicas sejam oriundos de escolas públicas.

No Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretende se adaptar de forma progressiva à lei que determina que 50% dos aprovados nas escolas de ensino superior federais sejam por meio de cota, destinada a alunos oriundos de escolas públicas.