terça-feira, 1 de março de 2011

ESPECIAL: Rivalidade sadia em casa! Ceará x Fortaleza

Irmãos Rodrigo e Gabriel estão em lados opostos quando assunto é Clássico-Rei. Mas sempre em clima de amizade



Estádio Castelão, 24 de novembro de 1991. O Ceará vence o rival Fortaleza, por 2 a 0, aos 32 minutos do segundo tempo. De repente, o Tricolor arranca forças de não se sabe onde e empata a partida. O jogo vai para a prorrogação e um Ceará apático por ver uma vitória certa escapar de maneira tão inesperada não resiste e perde por 4 a 2.

Da arquibancada, o menino Rodrigo Leite Rebouças, de 10 anos, olha encantado para aquela reversão de placar. Ao redor, na torcida alvinegra, junto com o pai e o irmão, não se conforma com a tristeza da torcida. E resolve: “não quero fazer parte dessa torcida. Quero torcer aquele outro time”. E assim foi.

Até hoje, Rodrigo é o único da família que se declarou tricolor. Diferente do irmão Gabriel, 28, torcedor “mais que doente do Ceará”, como ele mesmo se classifica. “Mas a gente torce sempre mantendo o respeito”, conta Gabriel.

E é nesse clima de amizade que todos vão ao estádio em dias de Clássico-Rei. “O meu pai foi sempre vidrado pelo Ceará e influenciou todo mundo lá em casa. Mas sempre me deixou bem à vontade para escolher a torcida pelo Fortaleza. Afinal, alguém tem que ter discernimento naquela casa”, alfineta Rodrigo.

No caso de ambos, não há espaço no coração para outro time, que não Ceará e Fortaleza. “Quando a gente era mais novo, tinha simpatia por outros times, como Palmeiras e Flamengo. Mas hoje não tem espaço para mais nenhum”, pontua Gabriel.

Nesse clima bem amistoso, os dois já se preparam para o Clássico-Rei de amanhã. Rodrigo vai confiante no bom momento tricolor. “A equipe está ganhando corpo e, nos últimos 20 anos, já ganhou 11 vezes o Estadual. Mas Gabriel não deixa por menos. “Ele (o irmão Rodrigo) tem que entender que nós é que estamos por cima agora”.

PARA ENTENDER

Ídolo jovem

O atacante Reginaldo Jr. que vem se firmando no ataque tricolor, é a grande promessa do clube, para Rodrigo Leite. “Um dos pontos fortes do time é a formação de novos jogadores”. Além do atacante, Rodrigo também admira o goleiro Fabiano, que ajudou o Leão a ser tetracampeão ao defender os pênaltis do Ceará.

Craque da regularidade

Já para Gabriel Leite, o volante Michel é quem vem se destacando nos últimos anos pelo Ceará. “Ele é um jogador regular e joga bem na meia”. Para ele, junto a Michel, Iarley chegou em boa hora para dar mais força de ataque ao Alvinegro. “Agora, tudo está se encaixando”.

O POVO

Preso motorista que atropelou 15 pessoas e matou 7 em Guaraciaba do Norte


Cícero Lopes de Oliveira, condutor do Monza que atropelou 15 pessoas, matando sete delas, na noite de domingo passado (27), no quilômetro 12 da CE-327, em Guaraciaba do Norte, foi preso no início da tarde desta terça-feria (1º).

Ele, segundo informações recebidas pela Polícia, teria prometido se apresentar espontaneamente, entretanto foi preso, segundo informação passada ao Jangadeiro Online, pelo jornalista Henrique Silvestre, assessor de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com o delegado titular da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, Rudson de Oliveira Rocha, as investigações apontam que Cícero dirigia em alta velocidade, na contra mão e com a pista molhada.

O carro estava em péssimo estado de conservação e com a iluminação precária. Diante dos fatos, o delegado entendeu que não tratava-se de um homicídio culposo no trânsito, mas de um homicídio com dolo eventual, “pois o motorista assumiu o risco de matar estas pessoas diante da forma como o veículo estava sendo conduzido.”

As vítimas saíam da igreja quando foram colhidas por Cícero. Testemunhas contaram que ele estava embriagado. A adolescente Antônia Leila Martins, 16, já está na enfermaria do Hospital e Maternidade São camilo, em Tianguá.

De acordo com informações passadas pelo Serviço Social daquele hospital, a jovem, que teve uma fratura de fêmur, passa bem, reforçando a informação dada pelo Jangadeiro Online de que a garota é uma das sobreviventes e não a oitava vítima fatal.

Carnaval em Aracati é suspenso até que sejam feitas adequações no hospital municipal


O descumprimento da decisão acarretará na aplicação de multa equivalente a R$ 50 mil por dia

As festas de Carnaval em Aracati estão suspensas até que seja regularizado o Sistema de Saúde do município. Medida liminar neste sentido foi deferida pela Justiça de Aracati determinando que o prefeito Expedito Ferreira da Costa não promova qualquer festa de Carnaval ou gastos públicos enquanto o hospital municipal não passar por adequações. O descumprimento da decisão acarretará na aplicação de multa equivalente a R$ 50 mil por dia.

Segundo informações do Ministério Público Estadual (MPE), está determinado o prazo de 90 dias para que a Prefeitura de Aracati e o Governo do Estado tomem providências para sanar a situação de precariedade do Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias.

O local, segundo o MPE, não cumpre o Termo de Adesão nº 03/2010 – Manutenção e Funcionamento dos Hospitais Polo sob o gerenciamento da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, que deve tornar operacional os hospitais públicos. Caso não sejam feitas adequações na unidade de saúde, ela corre o risco de ser interditada.