sábado, 18 de maio de 2013

Sonhar com traição é previsão de que relacionamento vai fracassar, revela estudo



Sonhar que está sendo traída pelo parceiro pode indicar que o relacionamento anda mal. De acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Maryland e publicado na revista Social Psychological and Personality Science, os pesadelos podem mostrar o futuro da relação.

A pesquisa foi feita com 61 pessoas entre 17 e 42 anos, que estavam namorado por pelo menos seis meses. Elas precisavam fazer um diário, detalhando seus sonhos e rotina no relacionamento por duas semanas.

Os resultados mostraram que as imagens de ciúme e brigas desencadearam conflitos no dia seguinte entre os casais, enquanto os sonhos de infidelidade "esfriaram" o sentimento e a intimidade.

"Um monte de pessoas não presta atenção nos seus sonhos e não está ciente do impacto que eles têm sobre seu estado de espírito. Agora temos provas de que existe essa associação", disse Dylan Selterman, líder do estudo.

O levantamento mostrou ainda que quando se tratava de sonhos que envolviam sexo prazeroso, os voluntários passavam os dias seguintes mais amáveis e com a intimidade aflorada. Já quando os pensamentos envolviam uma má relação sexual, o efeito era oposto.

Para o Dylar, essas correlações são o resultado de um efeito psicológico conhecido como "priming" - a ideia de que a exposição a estímulos externos (imagens, sons, cheiros) traz reflexões na mente. "O sexo pode ser bom ou ruim em um sonho, assim como pode ser bom ou ruim na vida real. As pessoas podem mudar suas atividades como uma função do sonho que tiveram na noite anterior", disse o pesquisador.