sexta-feira, 1 de julho de 2011

TVs iniciam hoje adaptação para deficientes visuais


A partir desta sexta-feira (1º), as emissoras de TV com sinal aberto e já licenciadas para transmitir com o sinal digital terão de exibir pelo menos duas horas semanais de produções adaptadas para o público com alguma deficiência visual ou intelectual.
A chamada audiodescrição permite que quem não enxerga possa acompanhar as cenas sem diálogos ou textos de qualquer programa. Feita por especialistas, a narração detalhando o que se passa na tela será disponibilizada em um canal de áudio secundário, por meio da função SAP.

O recurso, que é comum em outros países e que já vem sendo utilizado em espetáculos teatrais, cinemas, óperas, exposições e em eventos esportivos, garantirá a uma parcela significativa da população brasileira a compreensão integral de um programa de TV. O início das transmissões, contudo, ainda não irá beneficiar toda a população brasileira já que o sinal digital ainda não está disponível em todas as cidades do país.

Além da audiodescrição, os programas transmitidos em outros idiomas, como filmes estrangeiros, terão que ser integralmente adaptados, com a dublagem das conversas ou da voz do narrador. As legendas ocultas que já são usadas para permitir que deficientes auditivos acompanhem os programas continuarão sendo obrigatórias.
A portaria do Ministério das Comunicações que torna a adaptação obrigatória foi publicada em 2006. O prazo para que entrasse em vigor, entretanto, foi prorrogado duas vezes pelo próprio ministério para que as emissoras de TV tivessem tempo de se adequar.

A atual norma prevê que, até 2020, as geradoras e retransmissoras tenham de exibir 20 horas semanais de programas adaptados. A ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, no entanto, já sinalizou que o governo federal pode reduzir o prazo para que a meta seja atingida em menos tempo. “Isso é muito possível, porque confio na capacidade do Brasil de responder bem às causas da inclusão”.

Portaria do Ministério das Comunicações

Segunda fase da UECE acontece neste domingo e segunda


Está prevista para acontecer no próximo domingo (03) e segunda-feira (04), a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), respectivamente, no horário das 9 horas às 13 horas, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, cada uma delas com 20 questões, totalizando 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

Na primeira fase estavam inscritos 12.395 candidatos disputando 1.721 vagas, sendo 11.438 candidatos em Fortaleza e 957 para as unidades da Uece no Interior do Estado. Agora 4.578 vestibulandos concorrem as 1.721 vagas.

Além do Campus do Itaperi, as provas da segunda fase serão realizadas no Centro de Humanidades e nas unidades da Uece nos seguintes municípios: Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca. O resultado da primeira fase da UECE está disponível na página eletrônica da universidade.

Globo sobe, SBT mantém e Record, Band e RedeTV caem na média mês de junho


Ibope divulgou a média mês de junho das principais emissoras de TV no País. Em análise, constata-se, em relação a maio, um crescimento da Globo na principal praça de TV do país. Outro destaque foi o SBT que manteve a mesma audiência de um mês para o outro. Já Record, Band e RedeTV perderam público.

Confira o comparativo:

MAIO: Globo 16,6 / Record 7,5 / SBT 5,9 / Band 2,9 / RedeTV 1,6

JUNHO: Globo 17,0 / Record 7,4 / SBT 5,9 / Band 2,5 / RedeTV 1,4

* Os dados são consolidados e referente à Grande São Paulo no horário que compreende a média dia (7h à 0h).

Assaltante procurado no Ceará é morto em confronto com polícia

Foragido integrava quadrilha de assaltantes, latrocidas e traficantes.
Líder do bando foi morto há 30 dias, após ser surpreendido pela polícia.

Foi morto em confronto com policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar na noite da última quinta-feira (30), por voltas das 22h, o assaltante Carlos Antônio da Silva. Procurado desde 2009, Dante, como era conhecido, integrava quadrilha de assaltantes, latrocidas e traficantes de drogas que atuava na Região Metropolitana e Fortaleza, segundo a polícia militar.

O confronto aconteceu em Aquiraz, a 24 km de Fortaleza. A casa onde o foragido se encontrava com outros cúmplices foi invadida por policiais. No tiroteio, um policial ficou ferido e outros dois suspeitos foram baleados, mas conseguiram fugir. Drogas, armas, munição e coletes à prova de balas também foram apreendidas no local. Dois homens e duas mulheres foram presos.

Líder da gangue

O chefe da quadrilha em que atuava Dante, também foi morto em confronto com a polícia há 30 dias. Vítor Antônio da Silva Oliveira, mais conhecido como Salsicha, havia deixado um carro abandonado em um rodovia para ser usado durante mais uma ação criminosa, quando foi surpreendido pela polícia.

As informações são do G1 CEARÁ
Aqui no portal G20 a credibilidade está acima de tudo