segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Atenção passageiros: atrasos em voos da TAM atingem Fortaleza


Quem está com viagem marcada, ou espera parentes e amigos vindos através de voos da TAM, deve ficar atento. É que a companhia está com decolagens atrasadas em várias partes do país. Em Fortaleza, os atrasos são considerados normais, até agora. Os problemas começaram a ser registrados ainda no domingo (28).

Dos 319 voos domésticos da companhia programados até as 11 horas em todo o Brasil, desta segunda-feira (29), 35 deles (11%) foram cancelados, outros 69 atrasaram mais de meia hora.

Fortaleza também foi atingida pelos atrasos. Pelo menos, três voos da TAM sofreram atraso, entre pouso e decolagem, no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

No voo 3322, o tempo a mais de espera foi de 55 minutos, o 3791 atrasou 31 minutos, ambos vinham de Guarulhos. O voo 3859, que seguia para Salvador, teve atraso de 1 hora.

Para a assessoria de comunicação da Infraero, que repassou as informações, esses atrasos são considerados normais. Quanto a cancelamentos de voos, nenhum foi registrado. Os outros pousos e decolagens previstos, até agora, seguem a tabela sem modificações.

Equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisam os problemas nos voos da companhia aérea TAM. Segundo a assessoria de imprensa da Anac, se for comprovada a responsabilidade da empresa nos atrasos e cancelamentos, a TAM pode ser punida inclusive com a suspensão de vendas de passagens.

Hoje (29), por meio de nota, a companhia informou que os voos começaram a se normalizar. Segundo a empresa, os problemas se devem a um remanejamento da malha aérea, devido às fortes chuvas da noite da última quinta-feira (25) e da madrugada do dia seguinte.

De acordo com balanço divulgado às 11h pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 957 voos domésticos programados para hoje em todo o país até esse horário, 114 tiveram atrasos acima de meia hora, correspondentes a 11,9% do total. Destes, 69 são da TAM, o que representa 21,6% dos voos operados pela companhia. Na rota internacional, a TAM registrou sete atrasos até as 11h.

Segundo a empresa, por causa do temporal, 13 voos que deveriam pousar nos aeroportos paulistas e três com destino ao Rio de Janeiro tiveram de ser transferidos, prejudicando a malha aérea e a escala da tripulação. Outra consequência, de acordo com a companhia, foi o fechamento do Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre), na manhã de ontem (28).

A TAM informou também que os passageiros estão sendo acomodados em voos mais próximos operados pela própria empresa ou por outras companhias, quando existem assentos disponíveis.