segunda-feira, 25 de junho de 2012

MPF pede anulação de Sisu do segundo semestre



O Ministério Público Federal no Ceará ingressou com ação civil pública, no último sábado, 23, pedindo a anulação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2012. Para o procurador da República Oscar Costa Filho, autor da ação, a realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no Sisu e a possibilidade de alunos matriculados concorrerem novamente pode estar favorecendo um esquema de comercialização de vagas em universidades.

"Se há novas vagas, elas deveriam ser preenchidas por candidatos que estavam inscritos no primeiro Sisu e obedecendo a ordem de classificação", afirma o procurador. A participação de estudantes contemplados anteriormente com vagas fere a isonomia entre os candidatos e desconsidera a ordem de classificação consolidada no Sisu realizado no início do ano.

A manutenção da regra pode ainda favorecer o esquema de comercialização de vagas alvo de investigação do Ministério Público Federal. Alunos estariam abandonando cursos, deixando vagas ociosas, com o objetivo de beneficiar terceiros que não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ficaram mal classificados no Sisu.

Daqui a pouco novas informações