sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inep vai mudar sistema de acesso às notas do Enem


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai mudar o modo pelo qual os estudantes têm acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Essa é a primeira alteração no sistema do exame realizado pelo instituto após o vazamento dos dados pessoais de mais de 12 milhões de estudantes que prestaram o Enem entre 2007 e 2009. O episódio também motivou abertura de uma auditoria interna no instituto que deve durar cerca de 30 dias, segundo o Inep.

Para os inscritos, já não é mais possível recuperar a senha de inscrição na página do exame. Um dispositivo nesse site dava acesso à senha dos candidatos assim que um usuário informasse número de inscrição, CPF, nome, estado de origem e data de nascimento – as mesmas informações disponíveis nos arquivos que ficaram expostos na internet.

A avaliação é que o caminho era frágil e, por isso, será alterado. O novo sistemas de senhas deve entrar no ar na próxima semana e durante esse período as instituições que necessitem de informações devem entrar em contato com o Inep.

Problema é antigo
O MEC enfrentava problemas com sistemas de tecnologia bem antes do vazamento dos dados. No começo do ano, usuários enfrentaram congestionamento durante a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos do Enem para as vagas de institutos e universidades federais. Em março, outro problema técnico no Sisu fez com que estudantes não classificados aparecessem como convocados para matrícula. A auditoria interna que o Inep está tocando ainda não tem data para terminar. A ideia é monitorar as “fragilidades” de todo o sistema, segundo informou o instituto.
----------------------------------------------------------------------------
postado por Gicelmo ArAujo
G20

Caso Bruce: dois pesos e duas medidas


“Ação em que prevalece a defesa dos interesses ou privilégios de um setor organizado da sociedade, em detrimento do interesse público”. É assim que muitos dicionários definem a palavra ”corporativismo”. E é assim que eu defino como alguns integrantes da Polícia Militar agiram na última quarta-feira.

Explico. Quarta foi o dia do depoimento do soldado do Ronda do Quarteirão, Yuri Silveira, na delegacia. O policial matou o adolecente Bruce Cristian em uma abordagem desastrosa mês passado. Ele está recolhido no presídio militar e foi ao quarto Distrito Policial contar sua versão sobre o fato. Na verdade, não contou. Preferiu ficar calado.

Mas o que mais me chamou a atenção foi ver o policial – que matou um inocente – sair da delegacia sem estar algemado. E mais. Veio acompanhado de longe por PMs e sentou no banco do passageiro da viatura, e não no camburão, como qualquer outro preso.

Sei que o policial está passando por um momento complicado. Tinha a ficha limpa, é um bom rapaz e acabou se envolvendo em um crime traumático. Tem problemas psicológicos. Mas e o que dizer da família da vítima que vê o PM sendo tratado desse jeito? E o que diz a sociedade, cansada de ver tantos casos saírem impunes?

Vejo diariamente na televisão presos que cometem crimes muito menos graves sendo levados com firmeza – em outros casos, até brutalidade - para viaturas ou unidades policiais. Não defendo a violência. Quero apenas dois pesos e uma medida. Ou seja, tratamento igual para todos que infringem a lei.

Opinião: Jovens representam 10% do eleitorado cearense

“Ah, a política é muito chata”. A expressão é comum entre os jovens de todo o país. Muitos deles têm aversão a este período eleitoral e ao invés de assistirem ao programa eleitoral gratuito, preferem mudar de canal ou jogar conversa fora com os amigos. Mas a juventude deveria atentar para o poder que ele pode exercer na eleição deste ano.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jovens entre 16 e 20 anos já representam 10.21% do eleitorado cearense, ou seja, trata-se de um público que deve ser respeitado e conquistado pelos candidatos, já que pode fazer a diferença em uma eleição. O voto dos jovens pode, por exemplo, definir se no pleito cearense haverá ou não segundo turno.

Mas quais são as políticas públicas propostas pelos candidatos para os jovens? Muitos são obrigados a migrar para grandes centros comerciais em busca de uma oportunidade. É preciso fazer com que os jovens tenham a oportunidade de crescer intelectualmente e profissionalmente nas localidades em que nasceram. São comuns as histórias de adolescentes que vem morar em casas de parentes para poder estudar. Mas o bom mesmo seria se ele ficasse na casa dos pais, estudando perto de casa e com uma bela oportunidade de emprego. Algum dos candidatos têm propostas como estas para a juventude?
-----------------------------------------------------------------------------------
POSTADO POR: GICELMO ARAUJO
G20

Indústria brasileira vai produzir vacina contra a esquistossomose


O Brasil está muito perto de produzir a primeira vacina brasileira e também a primeira do mundo no combate a esquistossomose. A doença, popularmente conhecida como barriga d’ água, é provocada por um verme, atinge 200 milhões de pessoas em 74 países e causa 200 mil mortes por ano.

Vinte anos depois de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz terem descoberto uma proteína que dá imunidade contra o verme Shistossoma mansoni, causador da esquistossomose, uma empresa brasileira está negociando a compra empresa de fomento que detinha a licença da tecnologia da Fiocruz. Enquanto isso, se prepara para produzir a vacina, a partir da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o medicamento seja testado clinicamente. A expectativa é de que os teste comecem ainda este ano e que a vacina esteja disponível até 2015.

No início dos anos 90 um grupo de pesquisadores da Fiocruz, coordenado pela médica Miriam Tendler, pesquisadora titular da Fiocruz, descobriu a proteína SM 14, um antígeno contra o verme causador da esquistossomose. Hoje, a médica se diz satisfeita com a possibilidade de sua pesquisa sair de dentro do laboratório e chegar às populações a que se destina, .

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2008 e 2009, foram registrados 144.460 casos no país. Estima-se que mais de 600 mil pessoas estão expostas ao risco da esquistossomose no mundo, principalmente nos países mais pobres. A doença gera anemia, náuseas e diarreia. No Brasil, a esquistossomose atinge cerca de 8% da população, principalmente no Nordeste e no Sul de Minas Gerais
------------------------------------------------------------------------------------
POSTADO POR: GICELMO ARAUJO
G20

CASO BRUCE CRISTIAN:: Alunos de Maracanaú fazem Caminhada da Paz em memória de Bruce Cristian


Inconformados com o assassinato do adolescente Bruce Cristian, alunos de cinco escolas públicas de Maracanaú decidiram fazer uma “Caminhada da Paz”. A manifestação ocorre na manhã deste sábado (06), a partir das 8 horas, saindo da Praça do Banco do Brasil, no Centro da cidade, que fica na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os estudantes percorrerão as principais vias da cidade, passando pelo North Shopping, Avenida V, Praça da CDL, Avenida VII, no Jereissati, finalizando a mobilização na Assembléia de Deus – Templo Central, no Conjunto Timbó, onde será realizado um culto em memória de Bruce Cristian.

O adolescente foi assassinado durante uma abordagem policial mal sucedida, no último dia 25 de julho, na avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza. Ele era aluno da Escola Municipal Carlos Jereissati, em Maracanaú.

A Caminhada deverá reunir cerca de 500 alunos das unidades de ensino Construindo o Saber, José Martins Rodrigues, Genciano Guerreiro de Brito, Carlos Jereissati e Raquel de Queiroz, que estão no entorno da residência da família do adolescente.
----------------------------------------------------------------------------------
postado por Gicelmo Araujo
G20