sábado, 16 de junho de 2012

Ceará triplica número de mortes por dengue em duas semanas



Em duas semanas, o Ceará mais que triplicou o número de mortes por dengue. O estado já registra 23.312 casos confirmados de dengue e 58 mortes pela doença em 2012, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). No boletim divulgado pela Sesa no dia 1º de junho, havia o registro de 16 mortes por dengue este ano.

Fortaleza é responsável por 73% dos casos, ao apresentar 17.123 doentes, de acordo com a Sesa. O número de mortes na capital cearense chega a 31. O município do Crato, na região do Cariri, no Sul do Ceará, registrou 987 casos confirmados da doença, representando 4,28% do total em 2012.

Já em relação aos números apresentados na sexta-feira passada (8) , o Ceará registrou aumento de 11% com mais 2.762 casos confirmados. Com mais quatro mortes registradas na última semana, houve um aumento no índice de mortes em 6,8% em uma semana. Mais de 50% das mortes foram em Fortaleza. No interior, foram registrados 27 óbitos e 2012.

Metrô de Fortaleza faz primeira viagem após 13 anos em obras



O metrô de Fortaleza fez a viagem inaugural da linha Sul do metrô de Fortaleza nesta sexta-feira (15), após 13 anos que foi dada a ordem de serviço para o início das obras. Em 15 minutos, o trem percorreu, pela primeira vez com passageiros, 15 quilômetros, saindo da estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores), na Pacatuba, até a Parangaba, em Fortaleza.

No total, a obra custou R$ 1,705 bilhão, segundo a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e é uma das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

A partir deste mês até o início do ano que vem, o transporte de passageiros vai ser gratuito, segundo o Metrofor, por se tratar da operação assistida. Para andar de metrô nesse período, a população não precisa se cadastrar, mas apenas entrar pelas estações e esperar o trem. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. Mas somente em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial.

Durante o período da operação assistida o transporte gratuito de passageiros será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste com passageiros e cada uma delas poderá levar entre 445 e 890 pessoas, segundo o Metrofor. Durante esse período, haverá parada em todas as estações.