quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Enem pode ser reaplicado em dezembro e calendário universitário será mantido, diz Haddad


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (17) que a reaplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ocorrer no próximo mês. Ainda segundo ele, isso permitirá que os resultados sejam divulgados no prazo acertado com as universidades federais que utilizarão as notas do exame para admissão de candidatos.

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Haddad voltou a afirmar que a reformulação do Enem por meio do uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o único argumento que sustenta a ideia de reaplicar a prova somente para alunos que se sentiram prejudicados com os problemas registrados no cartão de respostas e no caderno amarelo.

“Até 2008, as edições não eram comparáveis entre si. Quando havia qualquer problema, o Enem era reaplicado sem que ninguém reivindicasse a realização de um exame para todas as pessoas”, disse. “Só que, agora, estamos munidos de uma tecnologia que tem aval internacional”, completou.

Para o ministro, a TRI permite localizar o problema, reaplicar a prova para os candidatos afetados e salvaguardar o calendário universitário. “No ano passado, ali sim, justificava o adiamento, porque afetaria totalmente as condições de isonomia. Foi cometido um crime”, afirmou, ao se referir ao vazamento de provas do Enem em 200