sexta-feira, 13 de agosto de 2010
FINAL DE SEMANA CHEGANDO: 11 praias estão impróprias para o banho em Fortaleza
Vários fatores podem influenciar na balneabilidade, como ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas; condições de maré; presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou boletim de balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário) das praias de Fortaleza e identificou 11 delas impróprias para o banho, entre 31 pontos monitorados pela entidade na Capital.
O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes termotolerantes. Para saber se um ponto está ou não próprio para o banho, a Semace coleta amostras da água e faz a análise físico-química e bacteriológica em seu laboratório. Para que o local esteja apto para o contato direto da população, é necessário que nas últimas cinco medições o número máximo de coliformes termotolerantes seja de 1.000 para cada 100mL.
Vários fatores podem influenciar na balneabilidade, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar); condições de maré; presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
CASO BRUCE: Policial do ronda é indiciado por homicídio doloso quando a intenção de matar
Caso Bruce: Inquérito foi enviado nesta quinta (12), para a justiça
O inquérito que investigou a morte do adolescente Bruce Cristian foi enviado nesta quinta-feira (12), para a justiça.
O policial do Ronda do Quarteirão, acusado do crime, foi indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
O inquérito tem 175 páginas e demorou 16 dias para ser concluído. 8 testemunhas foram ouvidas, entre elas, um perito que descartou a tese de que o tiro que atingiu o adolescente Bruce Cristian, tenha sido acidental.
O inquérito que investigou a morte do adolescente Bruce Cristian foi enviado nesta quinta-feira (12), para a justiça.
O policial do Ronda do Quarteirão, acusado do crime, foi indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar.
O inquérito tem 175 páginas e demorou 16 dias para ser concluído. 8 testemunhas foram ouvidas, entre elas, um perito que descartou a tese de que o tiro que atingiu o adolescente Bruce Cristian, tenha sido acidental.
Caravana Verdes Mares segue pelo interior do Ceará, está na região do cariri
Chapada do Araripe precisa de cuidados da população
A Caravana Verdes Mares está nessa semana na região do Cariri. A equipe do Bom Dia Ceará já visitou Brejo Santo e Barbalha. Nessa quinta-feira (12), a parada é em uma das cidades mais queridas da região: o Crato.
Do Crato se tem uma visão panorâmica da Chapada do Araripe. A encosta dela exibe uma vegetação muito parecida com a da Mata Atlântica, mesmo com a distância de mais de 500Km do oceano. Nesta mata úmida brota a famosa água do crato.
O professor e geólogo Idalecio Freitas, que estuda a Chapada do Araripe,diz que ela tem quase 300 fontes e ainda explica que uma inclinação para o território do Ceará faz com que o vale de lá seja mais fértil que a do o lado Pernambucano.
A diversidade do relevo, abundância de água e existência de espécies endêmicas, como o soldadinho-do-araripe, deram o primeiro selo de Geopark das Américas à Chapada do Ararripe.
Um dos primeiros povoados do Cariri, o Crato sempre foi conhecido pela água que bebe, riqueza que está em fontes e também no subsolo. Quantidade impressionante para uma região que fica em pleno sertão do Nordeste. A explicação está no topo da chapada.
Chapada do Araripe
A altitude, que chega a 1000m em alguns pontos, faz dela uma barreira contra as massas de umidade. Quando chega perto da muralha verde, a nuvem tem que subir e, por isso, resfria, provocando a chuva. Graças à vegetação, boa parte da água se infiltra, formando as fontes e recarregando o lençol freático.
Segundo especialistas, é tanta água que a reserva de aquíferos do Cariri é comparada a uma baía de Guanabara com água doce ou a dez açudes do tamanho do Castanhão. Mas o gerente regional da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Yarlei Brito, afirma que o reservatório é estratégico e que os cratenses precisam economizar. O desperdício na cidade fica claro no consumo médio diário de cada habitante.
Não basta fechar a torneira., William Brito, chefe de Unidade da Área de Proteção Ambiental do Araripe, que abriga toda a chapada e o que tem envolta dela, fala de outras duas ameaças que podem acabar com a água do crato: poluição e desmatamento.
Proteger a chapada é um compromisso de todo o cratense. Para a cidade, a floresta é como um imenso jardim, bonito de se ver, mas que precisa de cuidados.
a fique atento porque próxima semana pode ser a sua região(CIDADE)
Caminhada com Maria 2010 você vai acompanhar aqui com EXCLUSIVIDADE toda a festa de nossa senhora da assunção.
Evento religioso acontece nesse domingo (15/08)
Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas na Caminhada com Maria este ano. O evento promovido pela arquidiocese de Fortaleza vai sair da paróquia de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará, em direção à catedral de fortaleza, no domingo (15).
e você vai acompanha aqui no G20 a cobertura completa dessa festa..
Greve de ônibus deixa Fortaleza caótica
Usuários sofrem as consequências da gre
Com a greve dos motoristas de ônibus, que começou nessa quinta-feira (12) na capital, ficou difícil voltar para casa. Ninguém sabia o que fazer. Ônibus com pneus furados nas principais avenidas da cidade, polícia nas ruas para evitar confusão, congestionamentos em toda parte, um caos.
Em plena hora do rush, ônibus parados e abandonados nas vias públicas. Enquanto isso, trabalhadores andavam sem destino, em busca de algum meio de transporte para voltar pra casa.
Cansadas de esperar pelo ônibus que não chegava e de andar à procura de outros coletivos, a técnica de enfermagem Fernanda Érica e Oneide Rempel pediram socorro à família.
Em um trecho mais de 30 ônibus foram abandonados com pneus furados ou esvaziados, e a via ficou interditada para outros veículos.
A polícia foi chamada para evitar conflitos entre motoristas, manifestantes e passageiros.
Enquanto trabalhadores não tinham como voltar pra casa, empresas mobilizavam mecânicos e borracheiros como João Lopes para consertar os pneus.
Com muitos ônibus parados, os carros particulares foram para as ruas. O trânsito simplesmente parou., na Av. Domingos Olímpio os agentes da AMC não conseguiam dar conta do congestionamento de mais de 10 quarteirões.
Confira os novos pisos conforme a proposta do MPT no vídeo ao lado.
Nessa madrugada a AMC informou que manteve viaturas de plantão em 5 terminais de ônibus, mas não houve paralisação. Até o começo da manhã dessa sexta-feira (13) o movimento estava tranquilo nos terminais. Segundo informações da polícia, na noite da última quinta (12) alguns representantes dos sindicatos dos funcionários e dos patrões foram parar no 5º Distrito Policial, depois de uma confusão na rua, mas ninguém foi preso.
---------------------------------------------------------------------------------
postado por : Gicelmo Araujo
BOM DIA CEARÁ
Assinar:
Postagens (Atom)