sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FINAL DE SEMANA CHEGANDO: 11 praias estão impróprias para o banho em Fortaleza


Vários fatores podem influenciar na balneabilidade, como ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas; condições de maré; presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulgou boletim de balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário) das praias de Fortaleza e identificou 11 delas impróprias para o banho, entre 31 pontos monitorados pela entidade na Capital.
O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes termotolerantes. Para saber se um ponto está ou não próprio para o banho, a Semace coleta amostras da água e faz a análise físico-química e bacteriológica em seu laboratório. Para que o local esteja apto para o contato direto da população, é necessário que nas últimas cinco medições o número máximo de coliformes termotolerantes seja de 1.000 para cada 100mL.
Vários fatores podem influenciar na balneabilidade, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar); condições de maré; presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário