domingo, 13 de maio de 2012

ESPECIAL: Confira esquema de segurança para jogo e procissão no domingo em Fortaleza

No domingo (13), Fortaleza vai receber dois eventos de grande porte: o Clássico-Rei, na final do Campeonaro Cearense de Futebol, e os tradicionais festejos pelo Dia de Nossa Senhora de Fátima. Apesar de, inicialmente, ter sido sugerido pela autoridades de segurança a mudança de datas de um dos dois eventos por questões de seguraça, a Igreja Católica e a Federação Cearense de Futebol decidiram mantê-los no domingo (13). Autoridades de trânsito e segurança prepararam um esquema especial para os fiéis e torcedores que devem circular entre os Bairros Centro, Bairro de Fátima e Benfica. O G1 CE preparou um roteiro com as informações para o deslocamento e segurança nos dois eventos.

Segurança De acordo com Companhia de Eventos da Polícia Militar, 500 policiais militares vão fazer a segurança no domingo (13) para a final do Campeonato Cearense em terminais, principais vias de acesso ao jogo e no próprio Estádio Presidente Vargas. Nos terminais, o policiamento começa a partir das 12 horas. Ainda segundo a Polícia Militar, viaturas do Ronda do Quarteirão vão acompanhar os ônibus com os torcedores até o estádio. Homens da Cavalaria e Batalhão de Choque, além do helicóptero da PM, vão trabalhar antes, durante e depois do jogo.

Entrada e saída A Polícia Militar orienta que a rua de acesso ao estádio Presidente Vargas para os torcedores do Ceará será a Rua Paulino Rocha. Policiais militares também vão escoltar a torcida do alvinegro da sede da Cearamor, na Avenida João Pessoa até a entrada no estádio. Os torcedores do Fortaleza devem entrar no estádio pela Rua Costa e Souza. A torcida tricolor vai sair ser escoltada da Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, até a praça esportiva.


No fim do jogo, a torcida do time derrotado será a primeira sair. O horário de saída está programado para 18h45. De 30 a 60 minutos depois, segundo a Polícia Militar, será a vez dos torcedores do time vencedor se retirarem do estádio. Segundo a Polícia Militar, na saída do estádio, policiais também vão fazer isolamento da torcida para não se encontrar com a procissão em comemoração do Dia de Nossa de Fátima, que é realizado tradicionalmente todos os dias 13 do mês na proximidade do estádio.


Guarda Municipal Os guardas municipais informaram neste sábado (12) que não vão trabalhar na operação de segurança para o Clássico-Rei neste domingo (13) em Fortaleza. De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Fortaleza, Márcio Cruz, os servidores vão ficar reunidos, a partir da 10h, na sede da Guarda Municipal, no Bairro Rodolfo Teófilo.


Juizado Especial Os casos de descumprimento das leis por torcedores durante o jogo e nas redondezas do Estádio Presidente Vargas vão ser julgados pelo Juizado Especial Cível e Criminal do Futebol. O órgão permanente está instalado e funciona no estádio desde a partida Fortaleza x Grêmio, no último dia 2 de maio. No jogo deste domingo (13), o Juizado funciona das 17h30 até às 23h30. Fazem parte da equipe um juiz, dois servidores, um promotor de Justiça e um defensor público.

Ônibus A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que foi montada uma programação especial para atender a demanda do domingo (13). Além da frota operante de 900 coletivos que circulam aos domingos, 26 ônibus extras vão reforçar o atendimento das 6 às 20 horas. Por conta da tarifa social, a passagem será mais barata e custará R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia). Durante a noite, após a procissão de Nossa Senhora de Fátima, cinco coletivos reservas também estarão à disposição da população. Para orientar o embarque e desembarque de usuários, agentes operacionais do órgão ficarão de prontidão a partir das 6 horas da manhã nas paradas de ônibus situadas nas proximidades da Igreja de Fátima.

Trânsito Para a comemoração do dia de Nossa Senhora de Fátima: Na Igreja de Fátima, os agentes de trânsito vão começar as atividades a partir de 5h. Será proibido o estacionamento nas ruas Oswaldo Studart e Paula Rodrigues.

A operação para acompanhar a procissão terá início às 12h, na Igreja do Carmo, no Centro. Na região, a AMC irá proibir o estacionamento na Rua Major Facundo, entre a Avenida Duque de Caxias e Rua Clarindo de Queiroz. Segundo a AMC, a partir das 17h, 40 motociclistas e 4 viaturas vão acompanhar a procissão durante o percurso entre a Igreja do Carmo e a Igreja de Fátima. A saída está prevista para 18h30 com bloqueios temporários nas vias: Rua Major Facundo, Rua Meton de Alencar, Rua Barão de Aratanha e Avenida 13 de Maio. Segundo a AMC, por medida de segurança, caso a dispersão do público no entorno do estádio depois do jogo demore mais do que o previsto, poderá ocorrer um atraso na saída da procissão. Durante a realização da missa campal, após a procissão, a Avenida 13 de maio vai ter a pista do sentido Bairro de Fátima/Benfica bloqueada. Os desvios devem ser feitos pela Avenida Luciano Carneiro (sentido Bairro de Fátima/Aldeota) e pela alça do viaduto da Avenida Aguanambi (sentido Aldeota/Bairro de Fátima).

Para o Clássico-Rei Na operação para o jogo entre Fortaleza x Ceará, a AMC vai disponibilizar 70 agentes de trânsito. A Avenida dos Expedicionários, no trecho entre a Avenida 13 de maio e Avenida Eduardo Girão, será bloqueada a partir das 12h. A partir de 9h, será iniciado o bloqueio das Ruas Costa Sousa, Paulino Nogueira e Marechal Deodoro.

A AMC orienta que os torcedores utilizem táxi ou transporte coletivo para chegar ao Presidente Vargas. ----------------- ESPECIAL Portal G20

Fonte: Diário do Nordeste e G1 Ceará