quarta-feira, 18 de maio de 2011

JORNAL NACIONAL chega ao Ceará,a cidade sorteada foi Caucaia


O Jornal Nacional começou esta semana a Blitz da Educação com o ‘JN No Ar’. A equipe visita nesta quarta (18), o Ceará. Por sorteio, o município escolhido foi Caucaia, na Região Metropolitana:

A equipe do Jornal Nacional estava em Vitória, no Espiríto Santo, quando do estúdio, a apresentadora Fátima Bernardes sorteou o próximo destino. De lá mesmo, a equipe pegou o voo e o avião chegou em Fortaleza pouco depois da meia noite.

A equipe do Jornal Nacional visita nesta quarta-feira (18) duas escolas em Caucaia: as que obtiveram a maior e a menor nota no último índice de desenvolvimento da educação básica do Brasil (Ideb).

Cidades do Rio Grande do Sul e Vitória já foram visitadas

O objetivo do projeto “JN No Ar” blitz da educação é discutir a importância do tema. Para isso, a equipe tem visitado uma cidade em cada região do país. Começou na segunda-feira (16), no Sul, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Depois, foi para Vitória, no Sudeste e neste terceiro dia Caucaia, no Ceará.

Para os integrantes do projeto, a iniciativa de debater a educação de qualidade nas escolas públicas acontece em momento oportuno.

Enem pode ter 6 milhões de inscritos este ano, as inscrições começam nesta segunda-feira.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou nesta quarta-feira os detalhes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, marcado para os dias 22 e 23 de outubro. As inscrições começam na próxima segunda-feira (23) e, segundo a presidenta do instituto, Malvina Tuttman, o número de participantes pode chegar a 6 milhões, cerca de 1 milhão a mais que no exame do ano passado.

As inscrições serão feitas via internet a partir das 10h do dia 23 até o dia 10 de junho. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

Edital

O edital da prova será publicado amanhã (19) no Diário Oficial da União. A partir do ano que vem, a prova terá pelo menos duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, entre elas, 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame do ensino médio e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Nordeste tem maior número de denúncias de violência sexual infantojuvenil

Segundo a SDH, o Nordeste é a região de onde veio a maior parte das denúncias (37%)

O serviço telefônico Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou, entre 2003 e março de 2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o País. Oito em cada dez vítimas são meninas. O serviço funciona 24h e nos sete dias da semana.

De janeiro a março deste ano, o Disque 100 contabiliza 4.205 registros de violência sexual. No ano passado, foram mais de 12 mil registros. A média diária de denúncias aumentou de 84, em 2010, para 103 nos três primeiros meses de 2011.

Segundo a SDH, o Nordeste é a região de onde veio a maior parte das denúncias (37%). Em seguida vêm o Sudeste (35%), Sul (12%), Norte e Centro-Oeste (8%, cada um). Em termos relativos (denúncia por número de habitantes), o Rio Grande do Norte é o estado com o número de registros no primeiro trimestre de 2011. De janeiro a março, foram 13,29 denúncias para cada 100 mil habitantes.

O povo