domingo, 10 de outubro de 2010

SAÚDE: Os perigos da dor de cabeça


Segundo a neurologista Carla Jevoux, da Sociedade Brasileira de Cefaléia, a dor de cabeça primária (que não causa alterações estruturais no cérebro), não deixa seqüelas físicas, no entanto pode proporcionar graves prejuízos pessoais, no trabalho e na vida social.
"Estudos demonstram que a enxaqueca, por exemplo, é causa de faltas ao trabalho, de redução da produtividade e de comprometimento de ganhos potenciais. Pacientes com essa modalidade de cefaléia podem se aposentar mais cedo ou ser preteridos em promoções. Além disso, entre os desempregados, quem sofre de enxaqueca é maioria", conta Carla.
A neurologista diz que, nas cefaléias secundárias (causadas por alterações estruturais, tóxicas, metabólicas, inflamatórias ou infecciosas), a gravidade dependerá da doença causadora da cefaléia.
De acordo com a Carla, diversos problemas de saúde, alguns mais sérios, outros menos, apresentam cefaléia como um dos sintomas. São eles: tumores; aneurismas cerebrais; infecções do sistema nervoso central ou sistêmicas; processos inflamatórios dos vasos; hipertensão arterial grave; sinusites; alterações metabólicas; efeitos de drogas; malformações congênitas; traumatismos da cabeça e pescoço.
"Em geral, essas causas de cefaléias secundárias denunciam-se pela forma de instalação ou pela associação com outros sintomas", afirma Carla.
Veja abaixo alguns sinais que podem ser resultados das cefaléias secundárias:

Dor de cabeça de início recente;
Dor de cabeça cujas características se modificaram recentemente;
Dor de cabeça evoluindo de forma crescente;
Dor de cabeça ocorrendo pela primeira vez;
Dor de cabeça que é a pior dor já sentida;
Dor de cabeça associada a outros sinais ou sintomas como: febre; crises epilépticas ou convulsões; alterações da consciência (sonolência excessiva, coma); confusão mental; vômito (exceto para sofredores habituais de enxaqueca); rigidez de nuca; alterações visuais; queda de uma das pálpebras; estrabismo; paralisia facial; surdez; outras alterações neurológicas; alterações cognitivas e comportamentais;
Dor de cabeça iniciada após os 50 anos;
Dor de cabeça refratária ao tratamento;
Dor de cabeça relacionada com atividade física ou sexual.
Sempre consulte um médico antes de se automedicar

Dormir pouco pode causar diabete, diz pesquisa


Se você tem problemas com seu sono, fique atento a esta notícia: uma proteína que regula o relógio biológico de mamíferos também está relacionada à síntese de glicose no fígado, durante períodos de jejum prolongado. A descoberta, publicada na revista americana Nature Medicine, ajuda a entender a relação entre privação de sono e distúrbios metabólicos, como obesidade e diabete, abrindo caminho para novos tratamentos.

Quando o ser humano passa muito tempo sem alimento, o organismo mantém a taxa de glicose no sangue estável e garante energia aos órgãos graças a um processo chamado gluconeogênese, que é uma síntese de glicose a partir de gordura ou das proteínas dos músculos.

Os cientistas descobriram que esse mecanismo é regulado por uma proteína chamada criptocromo. Em experiências com ratos, foi possível reduzir a quantidade de glicose no sangue dos animais ao controlar os níveis de criptocromo no fígado.

Informações da Veja

ENGANO OU DESCASO? Família descobre em velório que corpo não era do parente

Este é o segundo caso de troca de cadáveres, entre o Hospital Geral de Fortaleza e o Serviço de Verificação de Óbitos

A família de Edielson Coelho Soares, 22, detento da CPPL III, em Itaitinga, denuncia que foi comunicada sobre a suposta morte dele, neste sábado (9). Depois da tristeza veio o susto. É que quem morreu foi outro presidiário, que foi levado ao Hospital Geral de Fortaleza com os documentos de Edielson. Para completar a confusão, uma irmã do presidiário chegou a reconhecer o cadáver como sendo dele no HGF.

Quando o corpo chegou do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) na casa da família em Maranguape, onde todos estavam preparados para o velório, familiares constaram que o corpo velado não era do parente.

A família, então, mandou o corpo de volta ao SVO, na busca de encontrar o verdadeiro cadáver de Edielson. O SVO, por sua, vez não soube informar de quem era aquele corpo, informando que aquele seria o único que tinha vindo do HGF. A família seguiu para o hospital à procura de Edielson. Chegando lá, nenhuma informação sobre o paradeiro.

Somente às 15 horas, Patrícia Coelho, prima do rapaz, disse ter sido informada que o Edielson Soares estava vivo e permanecia recolhido à CPPL III. E que, na verdade, outro detento havia morrido na sexta-feira passada, vítima de meningite e, por engano, foi encaminhado ao HGF com a documentação de Edielson.

informações jangadeiro online