terça-feira, 2 de novembro de 2010

ESPECIAL G20:Você está preparado para o ENEM 2010?aqui você conferi dicas e como se dar bem na PROVA.



ola galera que acessa o site do portal G20!

Hoje vamos falar de um assunto de interesse de muitos jovens: o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Ele será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. As provas têm duração de 4h30m no primeiro dia e 5h30m no segundo dia.Ele não é nada assustador como dizem por aí.

Aqui vamos esclarecer algumas dúvidas e citar pontos essenciais. Qualquer dúvida deixe seu comentário que vamos orar fazer o possível para responder e acesse e acompanhe o SITE DO ENEM

VAI AGORA UMAS PERGUNTAS

E se eu não fizer o ENEM 2010?

Livre arbítrio né? Mas, além de perder a chance de ganhar uma bolsa de estudos, algumas faculdades usam a nota do ENEM como fase única ou percentual de avaliação. ENEM é só uma vez por ano, então não deixe de ter a oportunidade de cursar uma faculdade no início do ano que vem.

O que eu devo ou não levar no dia da prova?

- O aluno só deverá usar caneta esferográfica de cor preta para realização da prova;
- Antes de entrar na sala de aplicação do exame, desligue celular, bip, pager, mp4 e todo e qualquer aparelho eletrônico. Irmão, se você está fazendo a prova e um negócio desses toca, já era!
- Leve água, mas se controle. Ficar saindo para ir ao banheiro toda hora irá tirar seu foco da prova. Muita gente gosta de levar chocolate também, açúcar libera energia e te ajuda a fazer a prova com um pouco mais de disposição.

Perdi minha carteira de identidade e agora?

Vá correndo até a Delegacia de Polícia próxima da sua casa, explique o motivo da perda do seu documento e peça um Boletim de Ocorrência. Você precisará apresentar o BO no momento em que você entrar na sala de aplicação da sua prova, mas vai precisar se submeter por um processo de identificação especial, que abrange a coleta de seus dados pessoais e a assinatura num formulário próprio. Esse BO precisa ter sido emitido até, no máximo, 90 dias.

a realização das provas?

- Leia bem os enunciados. Como a prova cobra muito raciocínio lógico, a partir do enunciado você terá base para responder o restante das questões;
- Use todas as informações ao seu favor. Textos e gráficos estão ali para auxiliar na solução dos problemas, então não os ignore;
- Estude questões da atualidade. Alguns professores sugerem temas que podem cair nas provas como: o maior vazamento de petróleo do mundo, ocorrido nos EUA no Golfo do México, o terremoto que abalou o Haiti, o polêmico enriquecimento de urânio do Irã entre outras.

LEIA ISSO PORQUE É ESSENCIAL

Tenha uma letra legível. Acredite - ninguém vai ficar horas decifrando sua letra para lançar sua nota. Pessoas que escrevem em garranchos correm o risco de ir com nota mais baixa na redação.


- Domine a língua culta. Isso é, saiba escrever de modo formal. Nada de gírias, abreviações tipo “vc é tdb” e outras coisas assim. E NUNCA, jamais, em hipótese alguma tente alguma gracinha tipo essa de baixo:


Dicas finais!

- Não fique preso só as livros, fórmulas e etc. Aprenda no cotidiano. Seu raciocínio lógico fará diferença na hora da prova. Quer saber uma coisa que cai sempre? Tirinhas. Comece a analisá-las e entender o que tem por trás de cada história.

Estude com filmes, livros de ficção, música, programas de TV, revistas e jornais. Quanto mais informação você tiver mais chances tem de se sair bem na prova.

E MAIS

Quando serão publicados os gabaritos?

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o segundo dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Qual o tempo mínimo de permanência na sala de prova?

O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame. Ao final das provas, os três últimos candidatos na sala só serão liberados quando todos tiverem concluído o exame ou o tempo de prova tiver sido encerrado.
----------------------------------------------
Dicas para você se dar bem na prova do Enem

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio é desenvolvido a partir de cinco competências, sendo elas:

-Compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
-Elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio-cultural.
-Construção de argumentação consistente.
-Utilização de dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
-Domínio da Língua Portuguesa das linguagens matemática, artística e científica.

Procurando integrar os conteúdos das diferentes disciplinas, as questões do Enem, implica o aluno a resolve-las, utilizando 21 habilidades diferentes. Caso queira saber mais, então fique atento as dicas abaixo:

-Interpretação de gráficos, tabelas, e Charges.
-Saber ler e interpretar de maneira racional.
-Ficar atento as ultimas notícias e ficar ligado nos noticiários, ou melhor, estar por dentro da atualidade.
-Saber redigir uma ótima redação dissertativa que consiste em argumentos e opiniões pessoais.
-Saber englobar com as matérias escolares os problemas da atualidade.

A prova do Enem não é tão difícil quanto parece, pois se prestarmos muito bem atenção a resposta esta no próprio enunciado da questão, eliminando de cara algumas alternativas, deixando apenas as mais evidentes em questão. Estude e estude, pois sem estudo ninguém é ninguém, e boa sorte!

DÚVIDAS MANDE UM E-MAIL: portalG20@gmail.com

Bandidos assaltam loja da Cearamor e levam R$ 143 mil


Eles ainda levaram milhares de ingressos do jogo Ceará x Flamengo

Uma quadrilha assaltou na noite desta segunda-feira (1º) a loja da Cearamor, localizada na avenida João Pessoa, em Fortaleza. Ao todo, foram roubados R$ 143 mil em espécie, além de milhares de ingressos do jogo Ceará x Flamengo.
Momentos depois, um homem identificado como Cláudio Roberto foi preso, por policiais militares do Cotam, acusado de ser integrante da quadrilha.

Os assaltantes utilizaram um veículo com placas clonadas durante a ação. Cláudio Roberto foi preso dirigindo o carro e foi levado para o 5º Distrito Policial, na Parangaba. Ele nega participação no crime insistentemente

informações CETV