quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Tremores de terra voltam a assustar moradores da Zona Norte do Ceará


Um tremor de terra assustou os moradores de Sobral e Meruoca esta semana. O tremor de 2.6 graus na escala Richter foi registrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O abalo atingiu a Zona Norte do Ceará, epecificamente nas localidades de São Francisco, no distrito de Jordão (Sobral) e de Santo Antônio dos Camilos (Meruoca).

De acordo com o laboratório de sismologia da UFRJ, o tremor foi por volta das 10h14, da última terça-feira (26). Os moradores relataram não ter sentido o abalo, mas ouviram o barulho. Os coordenadores da pesquisa afirmam que desde janeiro de 2008 os tremores começaram a afetar a região.

O último tremor de terra que assustou os moradores foi registrado exatamente um ano antes da ocorrência desta semana, dia 26 de outubro de 2009. Na ocasião, a proporção foi maior e os abalos chegaram a 2,8 na escala Richter. Geralmente, estes fenômenos só causam danos a partir de 3,5, mesmo assim a população do local está preocupada, já que os abalos têm se mostrado mais constantes.

TAM permite uso da internet em voos; Fortaleza está incluída


Os primeiros brasileiros a usar internet durante um voo doméstico viajarão nesta quinta-feira (28). Por enquanto, o sistema funciona em apenas uma aeronave que fará viagens em trechos mais distantes dentro do território nacional, em rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.

A bordo de um Airbus A321 com 220 assentos, os passageiros da TAM Linhas Aéreas poderão fazer chamadas telefônicas, enviar SMS e navegar na internet.

Como funciona?
O mecanismo permite que até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições.