sábado, 10 de agosto de 2013

Manifestantes pintam nova ciclofaixa em Fortaleza


Fortaleza amanheceu com mais uma via contemplada com ciclofaixa. Com um galão de tinta e um pincel atrelados em um carrinho de supermercado, o grupo de iniciativa popular pintou a ciclofaixa na Avenida Antônio Sales, na altura da Avenida Desembargador Moreira, chegando até o cruzamento com a Avenida Engenheiro Santana Junior. Uma faixa de pedestres também foi pintada nas proximidades do Parque do Cocó.

A tinta utilizada na ação não é permanente. "O objetivo não é fazer uma faixa permanente, pois sabemos que isso precisa de medidas e padrões técnicos. É tinta cal", afirma participante da ação, que prefere não ser identificada. De acordo com o grupo, a escolha do local em que a ciclofaixa foi pintada não é aleatória. "Não é qualquer rua que a gente escolhe para fazer isso. Temos engenheiros no grupo", afirma uma cientista social integrante do movimento.

Esta é a segunda ciclofaixa pintada por manifestantes em menos de uma semana. O primeiro mutirão de pintura foi promovido pelo grupo Massa Crítica, que usa as redes sociais para denunciar o número reduzido de ciclofaixas e espaços adequados para o ciclismo em Fortaleza, com apoio do grupo Ciclovida, que promove passeios de bicicleta em grupo na capital cearense.

AÇÃO OUSADA: Guardas Municipais de Fortaleza expulsam manifestantes a tiros do Parque do Cocó

Tudo aconteceu às 4  horas da manhã quando 120 homens da guarda municipal invadiram as barracas das pessoas que estavam acampadas há pelo menos 27 dias.