sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Estudantes vão às ruas protestar pelo descaso com a educação

Veja vídeo exclusivo, obtido pela câmera do estudante de jornalismo Juscelino Filho:



Nesta sexta-feira (12), os alunos cearenses que fizeram o Exame se concentraram em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir das 13h. O protesto foi organizado na comunidade do Orkut."PROTESTO ENEM-CE"

Às 16h, os protestantes interditaram a Avenida da Universidade, no bairro Benfica.

Vestidos com as cores verde e amarela, com os rostos pintados e nariz de palhaço, eles fizeram barulho com apitos e atrapalharam o trânsito do local.

Estudantes fazem manifestações também pela Internet
Desde a repercussão negativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todo o país se reúnem na Internet para marcar protestos contra a falta de organização da prova.

No Ceará, os candidatos criaram uma comunidade no Orkut para trocar informações sobre a repercussão dos problemas do exame.
“Não somos nem a favor nem contra a anulação da prova do Enem. Faremos esse protesto, juntamente com alunos de todo o Brasil, a fim de demonstrar a nossa revolta para com todo o descaso das autoridades em relação à educação brasileira”. É o que diz descrição da comunidade.

Ministério da Educação libera gabaritos do Enem

Nesta sexta, Justiça derrubou liminar que impedia divulgação da correção.
Cerca de 3,3 milhões de estudantes fizeram o exame no fim de semana.

O Ministério da Educação divulgou no final da tarde desta sexta-feira (12) os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. A liberação ocorre depois que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou a liminar que suspendeu o exame e a divulgação do resultado das provas.

Veja aqui os gabaritos dos dois dias de prova

CONFIRA AQUI O GABARITO DO ENEM

Gabarito do Enem será divulgado ainda nesta sexta, diz MEC

Exame e divulgação do gabarito haviam sido suspensos pela Justiça.
Espaço para reclamações também estará disponível nesta sexta.

O gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a página para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados pelo erro na folha de respostas devem ser lançados ainda nesta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC).

A prova e todos os procedimentos referentes ao Enem haviam sido suspensos, em todo o país, no início desta semana, depois de uma liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará. Nesta sexta, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar e liberou o Enem.

Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana. Logo depois da primeira prova, no sábado, alguns inscritos reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.


Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber pedidos de correção invertida e que os casos seriam avaliados separadamente. O espaço virtual deveria ser lançado na quarta-feira (10) mas, por causa da decisão judicial, não foi publicado.

No Twitter, nesta sexta, o MEC destacou que "só precisa fazer requerimento quem preencheu questões de Ciências Humanas/Ciências da Natureza na ordem inversa do cartão-resposta".

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela e devem realizar um novo exame.

Segund o MEC, a aplicação dessas provas ainda não tem data marcada, mas não deve demorar. A expectativa é que o novo exame possa ser feito para esse grupo nos dias 4 e 5 de dezembro, data a ser confirmada pelas autoridades.

G1