segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fantástico mostra porque Globo tem melhor jornalismo da TV

Mesmo com a TV Record ter chegado na vice pelo seu telejornalismo, a Globo dá lição na concorrência


Muitos críticos de TV defendem que a Record chegou onde está hoje devido ao seu jornalismo, que ocupa 1/3 da programação diária da emissora, com programas ao vivo e uma grande estrutura para produção disso. Não entramos nos méritos do jornalismo verdade, como a TV dos bispos definem, mas nenhum esforço será suficiente para combater, mano a mano, no maior telejornalismo do Brasil, da Rede Globo.

Neste domingo, dia 31 de julho, o Fantástico mostrou a fórmula que dá certo um jornal na televisão. É a união do momento com a didática. O momento é saber abusar de assuntos que são os mais comentados do momento, em especial hoje na internet, e levar isso pra TV. E a didática é colocar numa linguagem clara e muito bem investigada, reportagens boas de se assistir, nem que não seja exclusiva, e melhor quando isso acontece.

A morte de Amy Winehouse, a diva do pop, ainda foi assunto deste domingo para o jornalístico da Globo aos domingos, e abriu a edição. Mas com uma grande produção, com imagens inéditas, entrevistas exclusivas, tudo que o público queria saber a mais dos clichês da morte da cantora. E juntaram com a discussão da dependência das drogas. Isso é provar ao telespectador o que é bom jornalismo, posto que está distante de ser atingido. Somente para ilustrar essa qualidade, temos os números atingidos já de começo 26, 27, 28 e até mesmo 29 pontos no ibope, enquanto Record fica com os 13.

"E foi ontem que a globo mostrou como se faz jornalismo"

RD1AUDIÊNCIA