sexta-feira, 15 de abril de 2011

SUSTO: mini tornado é formado no interior do Ceará



Um telespectador da verdes mares gravou um vídeo de um mini tornado, na cidade de Paramoti, no interior do Ceará. O fenômeno aconteceu na tarde desta quinta-feira (14).

O internauta Tiago Sousa enviou o vídeo, com o seguinte texto: "O vídeo do primeiro tornado de Paramoti, e esperamos que seja o último. O céu estava nublado e, de repente, começou a ventar e se formou essa imagem que vocês estão vendo".

CONFIRA O VÍDEO AQUI: Portal verdes mares

Funceme explica fenômeno

Segundo o meteorologista da Funceme, José Maria Brabo, trata-se mesmo de um tornado, mas de pequenas proporções. Ele explica que fenômenos como esse não são comuns no Ceará, mas que, nos últimos anos, têm sido registrados pela Funceme, principalmente nas regiões litorâneas do Estado.
Brabo explica que esses tornados se formam geralmente pela presença de nuvens de chuva, que geram uma grande diferença de pressão entre a nuvem e a superfície, o que gera a tromba que está no vídeo.

Muitas vezes a tromba não chega ao solo. Caso isso ocorra, é possível que causa danos à população, principalmente em telhados de postos de gasolina, ou palhoças de barracas de praia. Brabo alerta, porém, que não hé registros de danos causados por esse tipo de fenômeno no Ceará.