sábado, 13 de agosto de 2011

Aluna de ensino médio obtém na Justiça direito de estudar na Unesp

Estudante passou em engenharia elétrica no campus de Ilha Solteira (SP).
Ela vai fazer o último semestre do ensino médio e o primeiro da faculdade.


Uma estudante do interior de São Paulo conseguiu na Justiça o direito de estudar na faculdade de engenharia elétrica da Universiade Estadual Paulista (Unesp), em Ilha Solteira (SP), antes mesmo de terminar o ensino médio. Bianca Barroso Torquato Cunha, que mora em Rancharia (SP), foi aprovada na terceira chamada do vestibular de meio de ano e vai cursar, ao mesmo tempo, o último semestre do terceiro ano do ensino médio e o primeiro semestre do curso superior. Ela pediu transferência para uma escola pública de Ilha Solteira.

“Não imaginava que passaria, foi uma surpresa para todo mundo, mas fiquei muito feliz já que vou poder cursar a faculdade. Eu pensei que não entraria, ia até fazer de novo no fim do ano, mas meus pais correram atrás e deu certo”, afirma Bianca.Para cursar a universidade a aluna precisava o diploma de conclusão do ensino médio.

O advogado da família, Diego Peixoto de Oliveira Lopes, entrou com o pedido de um mandado de segurança, alegando que Bianca tinha condições de continuar estudando numa escola e cursar a faculdade ao mesmo tempo. De acordo com ele, no Estado de São Paulo raramente o juíz concede um direito desses aos estudantes.

Em nota, a Unesp afirma que cumpriu a determinação do juiz de direito de Ilha Solteira para que a matrícula da aluna fosse realizada. "A matrícula foi formalizada de forma provisória em decorrência de cumprimento da ordem judicial liminar deferida pelo juiz em mandado de segurança entregue na Faculdade de Engenharia da Unesp, campus de Ilha Solteira. A partir do cumprimento da medida, a universidade terá dez dias para prestar informações ao juiz que, com a resposta da Unesp, irá decidir o mérito da ação, podendo confirmar a decisão liminar ou denegar a segurança pleiteada pela interessada."

Em junho, uma aluna de 16 anos estudante de ensino médio conseguiu na justiça do Mato Grosso do Sul o direito de cursar medicina na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul com as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

-------------------------------------

G1 vestibular...