sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Indústria brasileira vai produzir vacina contra a esquistossomose
O Brasil está muito perto de produzir a primeira vacina brasileira e também a primeira do mundo no combate a esquistossomose. A doença, popularmente conhecida como barriga d’ água, é provocada por um verme, atinge 200 milhões de pessoas em 74 países e causa 200 mil mortes por ano.
Vinte anos depois de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz terem descoberto uma proteína que dá imunidade contra o verme Shistossoma mansoni, causador da esquistossomose, uma empresa brasileira está negociando a compra empresa de fomento que detinha a licença da tecnologia da Fiocruz. Enquanto isso, se prepara para produzir a vacina, a partir da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o medicamento seja testado clinicamente. A expectativa é de que os teste comecem ainda este ano e que a vacina esteja disponível até 2015.
No início dos anos 90 um grupo de pesquisadores da Fiocruz, coordenado pela médica Miriam Tendler, pesquisadora titular da Fiocruz, descobriu a proteína SM 14, um antígeno contra o verme causador da esquistossomose. Hoje, a médica se diz satisfeita com a possibilidade de sua pesquisa sair de dentro do laboratório e chegar às populações a que se destina, .
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2008 e 2009, foram registrados 144.460 casos no país. Estima-se que mais de 600 mil pessoas estão expostas ao risco da esquistossomose no mundo, principalmente nos países mais pobres. A doença gera anemia, náuseas e diarreia. No Brasil, a esquistossomose atinge cerca de 8% da população, principalmente no Nordeste e no Sul de Minas Gerais
------------------------------------------------------------------------------------
POSTADO POR: GICELMO ARAUJO
G20
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário