sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Opinião: Jovens representam 10% do eleitorado cearense

“Ah, a política é muito chata”. A expressão é comum entre os jovens de todo o país. Muitos deles têm aversão a este período eleitoral e ao invés de assistirem ao programa eleitoral gratuito, preferem mudar de canal ou jogar conversa fora com os amigos. Mas a juventude deveria atentar para o poder que ele pode exercer na eleição deste ano.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), jovens entre 16 e 20 anos já representam 10.21% do eleitorado cearense, ou seja, trata-se de um público que deve ser respeitado e conquistado pelos candidatos, já que pode fazer a diferença em uma eleição. O voto dos jovens pode, por exemplo, definir se no pleito cearense haverá ou não segundo turno.

Mas quais são as políticas públicas propostas pelos candidatos para os jovens? Muitos são obrigados a migrar para grandes centros comerciais em busca de uma oportunidade. É preciso fazer com que os jovens tenham a oportunidade de crescer intelectualmente e profissionalmente nas localidades em que nasceram. São comuns as histórias de adolescentes que vem morar em casas de parentes para poder estudar. Mas o bom mesmo seria se ele ficasse na casa dos pais, estudando perto de casa e com uma bela oportunidade de emprego. Algum dos candidatos têm propostas como estas para a juventude?
-----------------------------------------------------------------------------------
POSTADO POR: GICELMO ARAUJO
G20

Nenhum comentário:

Postar um comentário