sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Estudantes relatam vazamento de prova do Enem, Gabarito pode ter vazado


Após a Polícia Federal indiciar dois professores de Remanso (BA) pelo vazamento do tema da redação do Enem, estudantes de Juazeiro (BA) e da vizinha Petrolina (PE) confirmaram ontem relato de uma diretora de cursinho, feito ao Estado, de que outro aluno teria tido acesso à prova e oferecido as respostas aos colegas.

De acordo com quatro alunos, um estudante de 17 anos que também tem família em Remanso e frequentava cursinho pré-vestibular em Petrolina disse, no dia anterior ao início das provas, que teria o gabarito do Enem e o ofereceu aos colegas. Segundo os alunos, a denúncia só foi feita depois da conclusão do inquérito da PF porque eles imaginavam que era o mesmo caso que estava sendo investigado.

"No dia anterior ao exame, após a aula, esse aluno disse para um grupo, no qual eu estava, que teria o gabarito da prova do primeiro dia e, se alguém quisesse, era só falar", diz um estudante de 18 anos que tenta uma vaga em Medicina. "Na hora, não levei a sério, mas depois de ver a pontuação dele (acertou 172 das 180 questões), tudo indica que era verdade." Como os alunos que estavam junto não acreditaram, ele debochou, depois de saber quantas questões havia acertado: "Eu avisei, mas vocês não quiseram..." Outra estudante, de 17 anos, conta que houve colegas que aceitaram as respostas.

Segundo os estudantes, familiares do adolescente teriam tido acesso à prova no dia anterior à aplicação e resolveram os problemas. "Recebi diversos depoimentos de alunos relatando esse caso, depois que a Polícia Federal encerrou o inquérito", diz a diretora do Curso Tema, Vera Lúcia Medeiros.

O caso foi recebido com ceticismo pelo MEC. Segundo o Estado apurou, as provas foram enviadas para um quartel-general em Petrolina. Para ocorrer um vazamento da forma como foi relatado, alguém teria de entrar no quartel, romper o lacre dos malotes e furtar os exames. E alguém muito qualificado teria de resolver a prova e o aluno, memorizá-la. O MEC afirma desconhecer o vazamento e diz que os exames foram entregues no dia da aplicação, pela manhã.

confira:

2 comentários:

  1. E quem garante que o cara não tem parentes no quartel?
    O MEC é mto é gaiato.

    ResponderExcluir
  2. tomara que anule todo o exame...

    ResponderExcluir