quinta-feira, 28 de abril de 2011

''Estão brincando de fazer medicina'', diz OAB sobre condições do Frotinha da Parangaba


O presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro, sobre as condições do Frotinha da Parangaba, avaliou: “A situação é caótica e triste. A emergência é despreparada para receber os pacientes, tanto em estrutura física, quanto ao atendimento da demanda. Só existem dois clínicos por turno de 12 horas para realizar 300 atendimentos por dia. Esse número é inadmissível. Estão brincando de fazer medicina”.

A análise foi feita após visita da Comissão a 21 unidades de saúde em todo o Estado, que resultou em relatório final a ser apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, 28, a partir das 16 horas.

Das 21 unidades visitadas, 13 estão localizadas em Fortaleza, enquanto as demais estão em Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Quixadá, Iguatu, Barbalha e no Crato.

Entre as observações do relatório: “obras inacabadas, pacientes com atendimento comprometido em corredores, quadro funcional precário, escalas de trabalho incompletas, equipamentos cirúrgicos sucateados e pânico dos plantonistas do setor da Emergência”.

A discussão atende a um requerimento do vereador Plácido Filho (PDT) e contará com a presença dos integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, do Ministério Público, do Conselho Regional de Medicina, além de outras instituições da área de saúde.

“O relatório concluiu que os hospitais terciários são vítimas de um mau aparelhamento e de um mau funcionamento dos hospitais secundários, que por sua vez são vítimas da inadequação e do mau atendimento nos postos de saúde e, por fim, todos somos vítimas da não priorização da saúde por parte das administrações municipais, que não priorizam o bem maior que é a vida”, ressaltou o vereador Plácido Filho, autor do requerimento.

Fonte O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário