terça-feira, 10 de agosto de 2010

Política nacional de resíduos sólidos-Lei exige novo destino ao lixo


Nova política nacional de resíduos sólidos diz que indústria e comércio tem que dar um novo destino ao lixo. As empresas precisam se adequar às exigências da nova lei. Segundo especialistas, muita coisa vai ter que mudar.

No centro de Fortaleza estão os maiores geradores de lixo, são resíduos que vem de supermercados, lojas e restaurantes. Tudo vai parar em um aterro sanitário que fica em Caucaia, na Região Metropolitana. Em 2009 foram despejados em Fortaleza mais de 1 milhão e 300 mil toneladas de lixo. De acordo com a política nacional de resíduos sólidos, sancionada há pouco mais de uma semana, criar aterros não é suficiente.

Outra obrigação seria fazer a coleta seletiva de lixo em toda a cidade, separação por tipo e material para ser reutilizado.

Roberto Rodrigues, presidente da Emlurb, órgão responsável pela coleta, avalia que ainda é preciso tempo para se adequar à nova política.

A partir da política nacional de resíduos sólidos a indústria e comércio tem que dar um novo destino a materiais como baterias, pneus e sacos plásticos. Objetivo é que esse material não vá para os aterros porque podem ser reaproveitados. Cabe ao poder público fiscalizar.

Alberto Grandvohl, especialista em gestão ambiental, diz que muitas mudanças terão de ocorrer. não por ser uma obrigação legal, mas em nome da sobrevivência.
--------------------------------------------------------------------------------
POSTADO POR GICELMO ARAUJO--G20
cetv...

Nenhum comentário:

Postar um comentário