terça-feira, 10 de agosto de 2010

G20--Violência contra mulher aumenta no CEARÁ


Após 4 anos da implantação Lei Maria da Penha, a estatística das agressões não para de crescer. Uma mudança nas audiências aumentou as denúncias e diminuiu as desistências.

Depois de 3 anos de sofrimento, uma mulher que não quis se identificar decidiu denunciar o marido. O caso foi parar na justiça e o suposto agressor intimado a prestar depoimento.

Outra mulher que não quis se identificar teme pela vida. Ela veio à delegacia com os filhos denunciar o ex-marido.

Este ano, a Delegacia de Defesa da Mulher já registrou 6.500 ocorrências.

O boletin de ocorrência registrado pela mulher na delegacia é sempre encaminhado para o juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher. Antes mesmo de ser aberto o inquérito, a juíza estipula medidas protetivas contra o agressor, uma forma de tentar garantir a segurança da vítima enquanto aguarda o processo.

Dentre as medidas: afastamento do lar, proibição de contato com a vítima, pagamento de pensão e, nos casos mais graves, prisão preventiva.

Os processos no juizado especial só aumentam, segundo números divulgados nessa segunda-feira (9) em um encontro que reuniu entidades de defesa da mulher.

Em 2008, foram 5.059 processos; em 2009 foram 6.15; e neste ano já foram abertos 3.819 processos.

No Ceará, uma experiência inédita tem ajudado a diminuir o numero de desistências, conta a juíza uizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, Rosa Mendonça

------------------------------------------------------------------------------------
POSTADO POR GICELMO
G20--CETV

Nenhum comentário:

Postar um comentário