quinta-feira, 26 de agosto de 2010

EXCLUSIVO: Cespe/UnB assina contrato para aplicação do Enem 2010,VEJA ABAIXO TODO ESQUEMA


Cespe/UnB assina contrato para aplicação do Enem 2010

As provas serão aplicadas em consórcio com a Fundação Cesgranrio. Mais uma vez, o Centro será o responsável pela correção de todas as redações

Ciléia Pontesjavascript:void(0)
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a Fundação Cesgranrio assinaram, no último dia 20 de agosto, o contrato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, nos dias 6 e 7 de novembro. O extrato de contrato do consórcio foi publicado nesta terça-feira (24/8) no Diário Oficial da União.

O Cespe/UnB será responsável pela aplicação das provas no Distrito Federal e em mais 13 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. A aplicação de provas nas demais unidades da federação será de responsabilidade da Fundação Cesgranrio. São mais de 4,6 milhões de estudantes inscritos em todo o país.

O diretor-geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, explica que, devido à antecedência com que foi anunciada a contratação do consórcio para aplicação do Exame, foi possível fazer um planejamento maior e, por isso, há uma melhor estruturação para este ano. “Nossa intenção é que a aplicação do Enem 2010 seja ainda melhor que a dos anos passados”, enfatizou.

ATRIBUIÇÕES – O valor total a ser pago ao consórcio para aplicação do Exame é de R$ 128.542.405,12, sendo 47% destinado a cobrir os custos da Fundação Cesgranrio e 53% para cobrir os custos do Cespe/UnB. O contrato do Inep com as duas organizadoras prevê a elaboração do plano logístico de aplicação, processamento das inscrições, preparação do material necessário à realização das provas e distribuição dos Correios, correção das provas objetivas, digitalização de cartões-resposta das provas objetivas, das redações, das listas de presença e dos relatórios de ocorrência, transferência dos dados ao Inep e realização de análises estatísticas dos dados.

REDAÇÃO – Assim como ocorreu em 2009, o Cespe/UnB será o responsável pela correção de todas as redações. Após digitalizados, os textos serão armazenados em um sistema seguro de correção criado pelo Centro. A correção será feita por professores de Língua Portuguesa cadastrados pelo Cespe/UnB e pelo Inep. Depois de selecionados, eles serão capacitados pelo Centro e terão acesso ao sistema de correção de qualquer parte do país. Para garantir a segurança e a qualidade da correção, os corretores serão monitorados e avaliados em tempo real por supervisores do Cespe/UnB.

PROVAS OBJETIVAS – As provas objetivas serão corrigidas eletronicamente, por meio de imagem digitalizada. A tarefa inclui procedimentos como digitalização das folhas de resposta em ambiente seguro, leitura e conferência das informações e geração de banco de dados. No entanto, o cálculo final da nota das provas objetivas, que será feito com base na Teoria de Resposta ao Item, ficará a cargo do Inep.

SEGURANÇA – Cada local de prova contará com uma equipe de profissionais, que ficará responsável pelo bom andamento do exame, composta de coordenador e assistente de aplicação, pelo menos dois fiscais por sala, fiscais de banheiro, fiscais de corredor, além de equipe de segurança. Após a aplicação e no mesmo dia, todo o material de prova (cartões-resposta e redação, atas de sala, folhas de frequência etc.) será novamente transportado pelos Correios e entregue ao consórcio, que o armazenará em local seguro.

Outras medidas de segurança serão adotadas pela área de inteligência do Cespe/UnB, mas, por questão de segurança, não podem ser divulgadas. Além disso, todo o processo contará com a participação das Polícias Militares, da Polícia Federal e das Forças Armadas.

PRAZOS – A entrega do banco de dados contendo a análise estatística dos itens da prova objetiva e as notas das redações serão entregues pelo consórcio 65 dias após a aplicação do Exame.

Detalhamento dos gastos do Enem*
----------------------------------------------------------------------------

Produtos e Serviços:

*Elaboração do plano logístico de aplicação
(integração da equipe gerencial, elaboração de planos de segurança, de sistemas de informática, manuais de aplicação e correção das provas)
VALORES(RS)=96.855,54

*Processamento das inscrições e alocação dos inscritos====2.741.760,00
VALORES(RS)=2.741.760,00

*Equipe de supervisão, apoio, manuseio e distribuição do material de aplicação
VALORES(RS)= 3.384.760,80


*Seleção e capacitação de aplicadores e corretores das redações
VALORES(RS)= 7.588.302,12

*Aplicação das provas (coordenadores, aplicadores, fiscais e locação de espaço físico)
VALORES(RS)=95.591.960,70

*Digitalização do material aplicado (redações, dos cartões de resposta da parte objetiva da prova, das listas de presença e dos relatórios de ocorrência) e processamento, constituição e tratamento das bases de dados.
VALORES(RS) 5.634.348,34

*Custo da 2ª aplicação (unidades prisionais e casos contingenciais)
VALORES(RS)= 795.272,02

*Custo da correção das redações
VALORES(RS)= 12.709.145,60

*Total Geral===== 128.542.405.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário