quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fortaleza fica entre os quatro piores municípios no ranking da educação básica


Dados divulgados agora há pouco pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), com base no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), mostram que a educação pública de Fortaleza caiu onze posições em relação ao conjunto dos municípios cearenses.

De acordo com a Seduc, a Capital está em 181ª posição, à frente apenas dos municípios de Umari (Centro-Sul), Acarape (Maciço de Baturité) e Icó (Centro-Sul). O ranking foi montado a partir da capacidade de leitura dos alunos matriculados em 2010.

A proficiência média de Fortaleza ficou em 131,7 pontos. Segundo escala, esse valor é considerado 'suficiente', mas por ser menor de 150 é qualificado como 'abaixo do nível desejado'.

A Seduc não divulgou detalhes da classificação das escolas da Capital. A Secretaria de Educação do Município ainda não se pronunciou sobre o resultado.

No último Spaece (dados de 2009), Fortaleza aparecia na posição 170. Ou seja, tinha ficado entre os 14 piores. Isso, depois de cair 67 posições em relação ao ano anterior (2008).

Destaque para Pedra Branca

Em 2010, no Ceará, um total de 124.902 estudantes matriculados no 2° ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas foram avaliados. Os que melhor pontuaram foram os municípios de Pedra Branca (253,7), Mucambo (253,1) e Potengi (251,0). A Seduc ainda não divulgou detalhes da avaliação.

Implantado em 2007, o Spaece tem o objetivo de, a partir do monitoramento, buscar melhorar a qualidade do ensino público municipal.

FONTE: Jornal o povo

PORTAL G20, Credibilidade você vê por aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário