quinta-feira, 14 de outubro de 2010

IMPORTANTE: Cuidados com as lentes de contato


Confira dicas de especialistas para evitar riscos

Nesta quinta-feira (14), Dia Mundial da Visão, o CETV chama atenção de quem fez a opção de usar lentes de contato para ficar livre dos óculos.

O uso dessas lentes exige muitos cuidados e orientação médica para não colocar em risco a saúde dos olhos. Em alguns casos, um simples descuido pode até cegar.

Intolerância a luz e muita dor nos olhos, esses foram os primeiros sinais de que algo estava errado. Ao sentir os sintomas, Márcia procurou o oftalmologista. Na consulta, descobriu que estava com um problema sério na visão. Ela usou lentes de contato durante 8 anos. Por causa do uso excessivo, começou a faltar oxigênio na córnea. O susto foi há 2 meses.

Coloridas, gelatinosas ou descartáveis, elas garantem um maior conforto a quem tem algum tipo de deficiência na visão, mas, o uso incorreto, pode transformá-las em um problema de saúde.

Para evitar esses danos, os especialistas recomendam que o paciente só compre a lente de contato com orientação e receita médica. A comercialização pela Internet não é aconselhável.

Uma lente que serve para uma pessoa pode não ser adequada para outra. Para cada tipo de olho, há uma necessidade de lente específica. É preciso escolher uma que seja compatível ao perfil do paciente. Se ele tiver olho seco, por exemplo, não é recomendada a utilização de materiais com alto teor de água.

Cuidados com a implantação e higiene

Não há idade mínima para começar a usar lentes de contato. O importante é que a pessoa tenha capacidade de cuidar bem do produto que está sendo adquirido. Os riscos de erros são bem menores caso a lente seja adaptada no consultório.

A limpeza errada da lente também pode levar fungos e bactérias aos olhos e causar infecções. esta especialista explica o modo correto de fazer a higienização.

A oftalmologista Telma Justa faz uma alerta: o uso frequente do soro fisiológico em garrafa não é suficiente para desinfetar as lentes de contato. Além de não remover todos os micro-organismos que se acumulam nas lentes, depois que o frasco é aberto, o produto pode se transformar em agente de contaminação.

a reportagem foi do CETV 1 º EDIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário