sábado, 4 de setembro de 2010

SERIE ESPECIAL: conheça MORRINHOS cidade especial , terça feira tem mais uma cidade e pode ser a sua.




Morrinhos, município cearense distante 210 Km da capital Fortaleza, situado no Vale do Acaraú, teve sua origem por volta do ano de 1862, quando se instalou aqui, o primeiro habitante, o Sr. José Coriolano da Rocha filho do Sr. Joaquim Coriolano da Rocha e Dona Maria da Rocha, estes residentes em Santa Cruz, hoje Bela Cruz.
O segundo habitante chegou aqui também no mesmo ano, nada se sabe de sua descendência e sua procedência; todavia seu nome era Mateus de Vasconcelos, conhecido como “Raimundo Prefeito”.

O Sr. José Coriolano da Rocha construiu sua casa no local onde reside atualmente a família do Sr. José Brandão (in memorian) à Rua Monsenhor Ataíde, s/n, Centro (Praça da Matriz).

Em 1911, com o objetivo de assegurar os bens materiais dos 120 habitantes que já existiam neste local foi criado o cartório civil pelo Dr. Antonio Pinto Nogueira Aciole deixando em atividade o 1º Oficial do Registro Civil, o Sr. João Oqueano de Vasconcelos. A primeira pessoa a ser registrada foi o Sr. Alexandre Álvaro de Vasconcelos e o primeiro a casar-se civilmente foi o casal Miguel Frederico Carneiro e a Sra. Maria do Carmo Carneiro.
Em 1920 Morrinhos já contava com um total de vinte e três casas, e entre todas, apenas uma casa comercial.

Em 1925 funcionou o primeiro açougue que ficava debaixo de um pé de trapiá que se encontrava nas imediações da atual casa do Sr. José Maurício Ursulino, Rua Monsenhor Ataíde, s/n, Centro (Praça da Matriz).
O primeiro nome da cidade de Morrinhos foi Areial; depois pelo fato de ser situado entre montes floridos, recebeu o nome de Alto das Flores; finalmente Morrinhos, palavra originada dos principais morros encontrados nos seus arredores.
De 1927 a 1930 foi construído o mercado público pelos Srs. João Gualberto Dias e Protásio Gregório Dias, situado ainda hoje no mesmo local, Rua 10 de Agosto, atualmente Rua Joaquim Coriolano Rocha, Centro.
No dia 20 de dezembro de 1938, Morrinhos foi elevada a categoria de Vila, sob o Decreto Lei nº 448, pelo Interventor Federal, Dr. Francisco de Meneses Pimentel.
No dia 25 de setembro de 1949 foi construído o atual barracão (Mercado Municipal) pelo Sr. João Alfredo de Araújo, então prefeito de Santana do Acaraú. Com o decorrer dos anos, Morrinhos alcançou a elevada categoria de cidade, aspiração dos morrinhenses que desde o alvorecer dirigiam esta localidade; dentre os quais podemos citar os Srs. Raimundo Nonato Rocha (Mundico), Joaquim Soares Rocha, Francisco Abdoral Rocha, Manuel Valdecí Vasconcelos, Manuel Cialdine Lima etc.
Tendo em vista o número de eleitores, a localização da área, desenvolvimento comercial e, sobretudo, a constante reivindicação dos morrinhenses, o município de Santana do Acaraú concedeu autonomia política ao então distrito Morrinhos.
O ambicionado título de município foi conferido a Morrinhos no dia 06 de setembro de 1957 sob a Lei nº 3.798, assinado pelo governador do Estado do Ceará, Dr. Paulo Sarasate Ferreira Lopes.

Nas eleições de 03 de outubro de 1958 (primeira do município), a Nova Comuna mandou as armas eleitorais próprias, tendo votado 1.353 (mil trezentos e cinqüenta e três) eleitores, estes elegeram como primeiro prefeito municipal o Sr. Raimundo Nonato Rocha (Mundico) com maioria de 407 (quatrocentos e sete votos), seu vice-prefeito foi o Sr. Joaquim Soares Rocha, e seus vereadores foram: Valdemar Vasconcelos, José Expedito Lopes, José Corací Lopes, Jonas Roberto Magalhães, João Pedro André e João Pedro Alves.
Morrinhos tem uma área territorial de 450 Km2 que se limita: ao Norte com o município de Marco e Acaraú, ao Sul com o município de Santana do Acaraú, a Leste com o município de Amontada e ao Oeste com o município de Senador Sá. Esta área situada a 80m de altitude, suas Coordenadas Geográficas são: latitude 30 27’ 39” e longitude 40 12’ 53”.
O município de Morrinhos tem temperatura máxima de anual de 37º, temperatura mínima anual de 23º e média anual de 25º.
O clima predominante deste município é quente e seco no verão e temperado no inverno.
O município de Morrinhos é banhado pelo Rio Acaraú e pelas fontes: Olho D’água dos Bois e Olho D’água dos Farias.
Segundo a história deixada por nossos antepassados e informações colhidas em fontes locais, a vida religiosa deste município teve início no ano de 1863 com a primeira missa que a atribui ter sido celebrada pelo Padre Nogueira.
Em 1869, foi construída a primeira capela, pelo Sr. José Lourenço de Vasconcelos, que comprou uma imagem do Coração imaculado de Maria e indicou-a como padroeira.
Em novembro de 1938 realizaram-se as primeiras missões pelos Franciscanos: Frei Lucas Vaneguth e Bernardino.

No dia 04 de dezembro de 1940 realizaram-se as segundas missões quando foi edificada uma grande cruz, no local que por esta razão, ainda hoje é conhecido como Praça do Cruzeiro.

Depois de muitas comemorações, atividades e festas religiosas foi criada a Paróquia de Morrinhos, tendo como primeiro vigário o Padre João Batista Ribeiro que tomou posse no dia 09 de fevereiro de 1958.
Trabalhou com muito zelo e entusiasmo pelo crescimento do Reino de Deus na paróquia, fundou a Cruzada, apostolado da oração e Instituto Olga Barroso.
Desde 22 de abril de 1965, o município de Morrinhos tem como padre de sua paróquia o Padre José Alves Saraiva, que ficou à frente da mesma até outubro de 2005, período em que empregou seus esforços para bem cumprir a missão que das mãos de Deus recebeu.
A partir de outubro de 2005, assumiu a paróquia o padre Jacó Sidarta de Sousa Vieira, que a exemplo de seu antecessor, se desdobra no intuito de bem fazer seu papel diante da comunidade católica da comuna.
O município de Morrinhos é administrado atualmente por um prefeito e nove vereadores, possui um distrito: Sítio Alegre, tendo o mesmo grande destaque como pólo de confecção (modinha e íntima). Conta com uma Unidade Mista de Saúde, dois Postos de Saúde na sede (Centro e São Luís) e ainda, postos de atendimento no distrito e em algumas localidades. Conta com 30 estabelecimentos de ensino, sendo 26 da Rede Municipal, 1 da Rede Estadual, 2 particulares e 1 filantrópica(CNEC), que oferece cursos profissionalizantes(temporários).
No âmbito judiciário, o município teve sua Comarca instalada em março de 1995, a primeira Juíza da Comarca de Morrinhos foi a Dra. Cândida Maria Torres de Melo Bezerra e a primeira Promotora foi a Dra. Ana Alzira Pires Nogueira. Hoje, o município tem como Juiz de Direito o Dr. Edison Ponte Bandeira de Melo e como Promotor (Respondendo) o Dr. André Luís Tabosa de Oliveira.
No turismo, ainda não foi observado pelo poder público, nem pela iniciativa privada, o grande potencial do Rio Acaraú.

O Centro Educacional Cenecista Morrinhense – CECM, inscrito no CNPJ sob o nº 33.621.384/0275-80, localizado à Rua Joaquim Coriolano Rocha, 423, Centro, Morrinhos, Estado do Ceará, telefax: (88) 3665-1185, E-mail: , dirigido pela Professora Maria Guilhermina Braga, é uma instituição de Educação Básica, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída sob forma de Associação Civil, reconhecida de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto nº 36.505/54 e portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, inscrita no CNPJ sob o nº 33.621.384/0001-19, com sede na Avenida Dom Pedro I, nº 426, Centro – CEP 58.013-021, João Pessoa – Pb.

O Centro Educacional Cenecista Morrinhense é uma instituição de ensino comunitária. Portanto, tem como filosofia ofertar educação de excelência, visando a incrementação de processos de transformação da qualidade de vida da comunidade como um todo. A qualidade do ensino, bem como o amplo leque de atividades realizadas no transcorrer do ano letivo, ofertadas pelo Centro Educacional Cenecista Morrinhense, constituem o grande diferencial da CNEC em nosso município.
É uma preocupação constante do CECM com o nível de aprendizagem de seus alunos, onde o conhecimento é construído a partir da interação professor x aluno x objeto de estudo, tendo como pressupostos os princípios democráticos e humanos: dignidade, igualdade e participação; e os valores éticos: respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo.

VEJA ALGUMAS FOTOS DA CIDADE



CIDADE LINDA QUE É MORRINHOS



MORRINHOS-CEARÁ



TERÇA FEIRA TEM A 3º CIDADE DO CEARÁ
E PODE SER A SUA...
COMENTE...QUAL A SUA CIDADE?

6 comentários:

  1. próxima cidade
    Tianguá

    ResponderExcluir
  2. morrinhos cidade maravilhosaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro esta cidade. Banhada pelo Rio Acaraú, tem belas paisagens visíveis do alto dos seus morros.

    ResponderExcluir
  4. Eletrônica Valcelir situada na Rua Joaquim Coriolano Rocha centro s/n fone:88-99289811 Email:valcelir.eletronica@hotmail.com
    Fasemos manutençao em Micro TV SOM DVD Eletronicos em geral.

    ResponderExcluir
  5. Amo esta cidade pacata e bela, porem abandonada por muitos e muitos anos pelo o poder publico.

    ResponderExcluir
  6. aqui de são paulo logo apareço por ai

    ResponderExcluir