quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NOTÍCIA: Não tem mais G4 no Brasileirão, agora é G3


Um comunicado oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgado nesta quarta-feira (22) surpreendeu os sul-americanos, principalmente os brasileiros. O país que tiver o campeão da Copa Libertadores não terá mais direito a uma vaga adicional.

O motivo é que o vencedor da Copa Sul-Americana também vai ter acesso direto ao principal campeonato das Américas – “conforme deliberado na reunião do Comitê Executivo da instituição de 02 de julho de 2009, o próximo campeão da Copa Nissan Sul-Americana, bem como futuros campeões deste evento terá assegurado sua participação na próxima edição da Copa Santander Libertadores.”

Como o ganhador da última Libertadores foi o Internacional, o Brasil não terá outras cinco vagas em torneios nacionais. Com o Inter e o Santos (Campeão da Copa do Brasil) classificados, o Brasileirão só dará oportunidade a mais três clubes, com isso deixa de existir o G-4. Agora o Campeonato Brasileiro da Série A tem apenas G-3.

Segundo o comunicado, a 52ª Libertadores deve ser disputada por: “cinco times do Brasil; cinco da Argentina; três da Bolívia; três da Colômbia; três do Chile; três do Equador; três do Paraguai; três do Peru , três do Uruguai, três da Venezuela e três do México.”

A Conmebol informou ainda que a única forma de um país possuir um representante a mais é ter o campeão da Sul-Americana.

-------------------------------------------------------------------------------

Confira o comunicado oficial em espanhol publicado no site da entidade:

“La Conmebol comunica que, tal como se resolviera en la sesión del Comité Ejecutivo de la entidad del 2 de julio de 2009, el próximo campeón de la Copa Nissan Sudamericana, como así también los futuros campeones de este evento, tendrán asegurada su participación en la siguiente edición de la Copa Santander Libertadores de América. Por lo tanto, ya no dispondrá más de una plaza adicional el país que represente a quien obtenga este lauro. La 52ª edición de la Copa Santander Libertadores y las siguientes, se conformará con estos participantes: 5 equipos de Brasil, 5 de Argentina, 3 de Bolivia, 3 de Colombia, 3 de Chile, 3 de Ecuador, 3 de Paraguay, 3 de Perú, 3 de Uruguay, 3 de Venezuela, 3 de México y más el último campeón de la edición anterior de la Copa Nissan Sudamericana, quien ocupara el 6º o 4º lugar según el país al que corresponda al momento del sorteo.

El campeón anterior de la Copa Santander Libertadores ocupará la plaza Nº 1 de su país, y los restantes equipos 2º y 3º o 2º , 3º, 4º y 5º (según corresponda) serán clasificados por cada Asociación Nacional con criterio deportivo, y comunicado con suficiente anticipación a la CONMEBOL.

Vale aclarar que si el equipo campeón de la Sudamericana hubiera estado ya clasificado para la siguiente copa Libertadores, la asociación nacional a que pertenece gana una plaza adicional a determinar bajo su criterio deportivo.”

informações do jangadeiroonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário