sábado, 24 de agosto de 2013

História em quadrinhos produzida no Ceará é lançada neste sábado



A nova edição da revista Comando 5 será lançada neste sábado (24), na Gibiteca de Fortaleza, localizada na Avenida da Universidade, 2.572, no Bairro Benfica. Essa é a 4ª edição da revista, que já conta com versão infantil. Os super-heróis foram criados e produzidos no Ceará e querem conquistar o mundo dos quadrinhos.

A intenção do grupo que faz a revista é oferecer aos fãs de quadrinhos histórias de aventura em uma linguagem mais próxima dos brasileiros, embora tenham um padrão de desenho e acabamento internacional.

O Comando 5 é uma criação do desenhista e quadrinista carioca radicado no CearáAllan Goldman, que já assinou edições de revistas como Superman, Fantasma, Batman, Wonder Woman e Justice League. Allan Goldman conta com uma equipe formada por Luis Carlos Souza, Maxwell Duarte, Robson Albuquerque e outros artistas para dar vida aos personagens. Os personagens da Comando 5 são Alfa Negro, Táqui, Yeti, Pilha e Oculto, que seguem o estilo de desenho das HQs americanas, mas com referências bem brasileiras.
Durante o lançamento da edição, os desenhistas irão conversar com os fãs de HQs, autografar exemplares e antecipar informações das próximas edições. O lançamento começa às 14 horas e tem acesso gratuito.

sábado, 10 de agosto de 2013

Manifestantes pintam nova ciclofaixa em Fortaleza


Fortaleza amanheceu com mais uma via contemplada com ciclofaixa. Com um galão de tinta e um pincel atrelados em um carrinho de supermercado, o grupo de iniciativa popular pintou a ciclofaixa na Avenida Antônio Sales, na altura da Avenida Desembargador Moreira, chegando até o cruzamento com a Avenida Engenheiro Santana Junior. Uma faixa de pedestres também foi pintada nas proximidades do Parque do Cocó.

A tinta utilizada na ação não é permanente. "O objetivo não é fazer uma faixa permanente, pois sabemos que isso precisa de medidas e padrões técnicos. É tinta cal", afirma participante da ação, que prefere não ser identificada. De acordo com o grupo, a escolha do local em que a ciclofaixa foi pintada não é aleatória. "Não é qualquer rua que a gente escolhe para fazer isso. Temos engenheiros no grupo", afirma uma cientista social integrante do movimento.

Esta é a segunda ciclofaixa pintada por manifestantes em menos de uma semana. O primeiro mutirão de pintura foi promovido pelo grupo Massa Crítica, que usa as redes sociais para denunciar o número reduzido de ciclofaixas e espaços adequados para o ciclismo em Fortaleza, com apoio do grupo Ciclovida, que promove passeios de bicicleta em grupo na capital cearense.

AÇÃO OUSADA: Guardas Municipais de Fortaleza expulsam manifestantes a tiros do Parque do Cocó

Tudo aconteceu às 4  horas da manhã quando 120 homens da guarda municipal invadiram as barracas das pessoas que estavam acampadas há pelo menos 27 dias.