
Um tremor de terra de 2,5 graus na escala Richter foi registrados em três municípios da Região Norte do Estao nesta quinta-feira (3). Segundo Francisco das Chagas Brandão, chefe do laboratório de sismologia da Defesa Civil, o abalo atingiu os municípios de Sobral, Alcântaras e Meruoca por volta das 3h40min.
De acordo com a Defesa Civil, não foram registrados danos nos locais atingidos. O órgão também afirmou que os abalos sísmicos são comuns na região e que já foram registrados mais de 3.500 tremores desde 2008.
Francisco das Chagas Brandão afirmou que o pico da atividade sísmica aconteceu em maio de 2008, quando um tremor de 4.3 graus na escala Richter atingiu o Ceará, chegando a ser sentido em Fortaleza, mas a tendência é que os tremores de terra diminuam.
A Defesa Civil também alertou que o fenômeno é recorrente e imprevisível, e que a população vem recebendo uma preparação especial para este tipo de ocorrência. O órgão monitora o comportamento sísmico do Estado em parceria com universidades do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.